16 de Junho, 2017

Adoração, celebração e procissão marcam Solenidade Corpus Christi na Basílica Santuário

“E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo 6,51)
Nesta quinta-feira, 15 de junho, toda a Igreja celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, desde as 6 horas da manhã aconteceram momentos de ADORAÇÃO. Várias equipes, várias pessoas de diversos lugares da cidade e do Nordeste visitaram e adoraram o Santíssimo Sacramento exposto de forma cerimonial no altar da Igreja Matriz da cidade de Juazeiro do Norte. As 17h a celebração foi presidida pelo pároco Padre Cícero José e concelebrada por todos os padres da Basílica Santuário, do diácono permanente Francisco Martins e do Padre Maximiliano de La Martiniere da Diocese de Versalhes (Versailles)/França.
 
“Como discípulos e missionários somos convidados no dia de hoje com toda Igreja, para uma pausa restauradora, ou seja, diante de Jesus Cristo Eucarístico renovarmos as nossas forças e comungar. É ter algo em comum com aquele que nós comungamos”, palavras proferida por Padre Cícero José, na sua homilia.
 
Após a comunhão, em preparação a exposição do Santíssimo Sacramento foi pedida a Nossa Senhora que ensine a caminhar seguindo Jesus, seu Filho. Ela que foi o primeiro tabernáculo que Jesus habitou por nove meses. São João Paulo II afirmou que ela foi o primeiro sacrário do mundo, por essa razão, ela em tudo tem a ver com Jesus Eucarístico.
 
Com o Santíssimo exposto, todos com os olhares foram fixados em Jesus Sacramentado. Em procissão eucarística pelas ruas da comunidade paroquial da Basílica, saíram cantando, adorando,exaltando o Nome de Jesus. Durante o percurso, no silêncio do coração, houve Bênçãos na Vila São José e na Rua São Vicente. Ao chegar a Capela do Socorro, antes da 3ª Bênção do Santíssimo Sacramento, foi lida uma Oração pela Paz, enviada pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana em comunhão com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pedida pelo Papa Francisco pela Paz no mundo, encerrando assim a solenidade do dia de Corpus Christi.
 
Por Rozelia Costa
 
JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL
 
Dia de “Corpus Christi”
15 de junho de 2017
 
A verdadeira paz começa no seu coração
 
Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, para que dê a paz ao Brasil e ao mundo inteiro. “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”. (Papa Francisco)
 
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.
 
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.
 
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!
 
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.
 
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!
 
(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)
 

Corpus Christi 2017


comments powered by Disqus