28 de Abril, 2017

Caminhada pela Vida reúne milhares de pessoas nas ruas de Juazeiro do Norte

A tarde desta sexta-feira (28), na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi marcada pela presença de milhares de pessoas que vieram participar da Caminha pela Vida contra a reforma da previdência e pela reforma trabalhista. Marcado para as 16h, as pessoas foram chegando e sendo acolhidos por Angelita Maciel (Nininha), com cantos da caminhada, animado por Graça Melo. Cerca de 5.000 manifestantes participaram do movimento e percorreram as ruas de Juazeiro do Norte até o Santuário São Francisco das Chagas. Cerca de 6km de caminhada.
 
O padre Luciano Virgulino e padre José Gonçalves, que tomaram a frente da realização desta caminhada, sugeriram há dez dias a criação de um grupo no whatsapp (CAMINHADA PELA VIDA) com amigos de caminhada da nossa Igreja para articular outros amigos de outras comunidades e proporcionar uma infinidade de ideias, responsabilizando cada comunidade paroquial para a realização dessa caminhada. Foram momentos de trabalhos intensos e responsáveis com a missão de participar de programas noticiários de rádios e TVs anunciando a greve geral e alertando para que cada um fique de olho nos acontecimentos contra a retirada de direitos sociais, contra o emprego e contra a aposentadoria.
 
Uma realização da Região Forânea II da Diocese de Crato, que compreende as cidades de Juazeiro do Norte, Caririaçu e Barbalha.
Foram articuladas diversas pastorais e movimentos sociais da Igreja Católica Apostólica Romana para se unirem aos padres das 15 paróquias que fazem a Forania II, e sair pelas ruas dizendo numa só voz que não querem a REFORMA DA PREVIDÊNCIA/REFORMA TRABALHISTA.
 
Ao chegar ao Santuário de São Francisco foi celebrada uma missa presidida pelo padre Luciano Brito, vigário forâneo. Padres da forania II e de outras foranias, concelebraram. A homilia feita por Padre Gonçalves da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Palmeirinha, que iniciou dando graças ao Senhor da Vida por ter despertado o povo para a realização do grande momento de celebração e de luta pela vida. Agradeceu a Dom Gilberto Pastana, por ter abraçado esta causa. “E diante dessas estruturas desumanas e desleal que mata e devora o ser humano, trabalhador, trabalhadora, negando seus direitos de aposentadoria, negando sua dignidade, jamais podemos nos intimidar, jamais podemos nos calar”, ressaltou o padre.
 
O objetivo da realização dessa Caminhada foi de conscientizar a população que ela tem direito. E também para mostrar aos políticos que o povo tem capacidade de lutar e provocar um verdadeiro sentimento de solidariedade e irmandade.
 
Dom Gilberto está participando da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, acontecendo em Aparecida/SP, de 26 de abril a 5 de maio e não pode participar desse ato social da Diocese de Crato, mas enviou uma carta que foi lida por padre Vaudênio Nergino, representante do clero. Veja na íntegra:
 
Caríssimos irmãos e irmãs,
Mesmo sem poder estar fisicamente presente nesta bonita manifestação que vocês acabaram de realizar, faço questão de me fazer representar por esta mensagem que agora dirijo a todos vocês.
Nossa fé é viva e consequentemente comprometida com a vida. Por isso ela é testemunhal. É à força da fé em Deus que nos faz denunciar todas as leis causadoras da injustiça e da morte.
Me solidarizo com todos vocês que certamente levarão para as suas comunidades, pastorais e movimentos esta mensagem que nós Bispos do Brasil escrevemos para todo o povo de Deus.
“Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”.
Foi isso que fizemos hoje. Não podemos concordar com qualquer tipo de reforma que destrói os direitos conquistados. Não podemos concordar com nenhuma lei que ameace a VIDA. É necessário que acompanhemos os deputados e senadores, traidores do povo que votam contra o povo. Eles não merecem o voto do povo.
Vivemos sem dúvida, dias difíceis, corrupção, violência, profunda falta de ética, no entanto a “Esperança não decepciona”. É necessário que unamos sempre os nossos pensamentos e nossas ações. Tenhamos cuidado com as ideias que vem para nos dividir. Afastemos do nosso meio todo individualismo. Acreditemos que unidos, somos forte e confiemos, se “Deus é por nós quem será contra nós?”.
Ao concluir esta celebração, voltemos para nossas casas na certeza de que valeu a pena nossa manifestação.
Deus vos abençoe e vos guarde.
 
Dom Gilberto Pastana
Bispo de Crato
 
Padre Vileci Vidal, coordenador diocesano de Pastoral, que está morando em Araripe/CE, também manifestou sua alegria por esse momento de graça de todo o povo, enviou-nos a seguinte mensagem:
 
"Eu manisfesto a minha alegria pela caminhada realizada pela forania II. Esse foi um ato que deu visibilidade a nossa ação pastoral no compromisso com a vida. As normas da sociedade tem que corresponder aos direitos do ser humano se não, não existe a ética. Somos uma nação, temos que alimentar a ideia de brasilidade e defender nossos direitos já conquistados. Hoje Juazeiro deu uma lição de cidadania. Aqui em Araripe houve uma manifestação com os servidores públicos, alunos e a participação da Igreja. Cerca de 500 pessoas foram às ruas. Estamos exercitando o ministério da caridade. Isso também faz parte do nosso plano de pastoral. Obrigado a Dom Gilberto pelo apoio, parabéns a forania II pelo sucesso da caminhada pela vida".
 
Pe. Vileci Vidal.
 
Por: Rozelia Costa

Caminhada pela Vida


comments powered by Disqus