14 de Julho, 2017

Comissão representativa dos transportes dos romeiros se reúne na Basílica Santuário

Representantes da Prefeitura de Juazeiro do Norte, do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, da Pastoral de Romaria, da Comissão representativa dos motoristas e fretantes se reuniram nesta quinta-feira (13) durante todo o dia, na casa paroquial, com o reitor/pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, o padre Cícero José.
 
O objetivo deste encontro foi dar continuidade às reflexões que vêm acontecendo a cerca dos transportes dos romeiros. Na audiência pública que aconteceu no Memorial Padre Cícero, dia 05 de maio deste ano, foi encaminhado que seria escolhido dois motoristas para representar seu Estado, como também representante dos fretantes para compor uma comissão de Romaria, e assim avaliar a infraestrutura que o município oferece. O que os romeiros esperam de Juazeiro, no tocante a acolhida, a mobilidade urbana e até mesmo como conseguir as políticas públicas em relação às romarias.
 
A representante da Secretaria de Romaria e Turismo, Ledah Barros, apresentou os encaminhamentos no que diz respeito ao estacionamento, mostrando e garantindo as melhorias. “A reunião foi muito produtiva e possibilitou discutir com mais profundidade a logística da Romaria, ouvindo as reivindicações e sugestões dos motoristas, como também esclarecer o que a gestão municipal tem feito para melhorar o acolhimento dos romeiros e dos motoristas no tocante ao estacionamento público dos transportes do romeiro, que no momento já está em fase final de licitação. Onde terá pontos de embarque e desembarque, sinalização, tolerância, etc.”, disse a Ledah.
 
Na audiência que houve em maio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Washington Jorge, presidente da COOPERFRETUR (Cooperativa Pernambucana de Fretamento e Turismo) disse que ainda não houve fiscalização por parte deles como prometeram: “Não prender, e sim educar”. “Eles nos disseram que só entrou no calendário deles para iniciar a partir de setembro. Então veremos se eles irão pedir nas fiscalizações nas BRs, a documentação “mínima” para poder o ônibus estar aqui em setembro na romaria”. E continuou o Washington: “Quero agradecer ao Padre Cícero José por essa iniciativa de criar essa comissão representativa dos Estados”.
 
George Antônio Gomes, de João Pessoa/PB, membro da comissão, disse que essa reunião vai render bons frutos para que em setembro o romeiro tenha a melhor acolhida possível, desde o transporte (translado) até a cidade de Juazeiro do Norte.
 
“Estamos muito afinados e fortalecidos porque agora se insere fortemente na luta, os romeiros, os motoristas e fretantes e então podemos lutar para uma mudança na legislação e garantir a segurança dos romeiros”, pronunciou o professor José Carlos, secretário da Pastoral de Romaria e também membro desta comissão. O professor José Carlos ainda disse que é preciso insistir muito na melhoria da infraestrutura da cidade na questão do trânsito para que o estacionamento funcione e possa também ordenar os espaços da cidade. “Através do diálogo estamos conseguindo criar uma política pública para as romarias. E a Pastoral de Romaria se insere na colaboração para que os romeiros possam continuar vindo a Juazeiro”, acrescentou o professor.
 
Foi um momento de conhecimento e de entrosamento onde os representantes do DEMUTRAN escutaram as reinvindicações com atenção. Essa comissão irá ficar se encontrando, haja vista que ficou acertada a próxima reunião para dia 09 de agosto, próximo, em Juazeiro do Norte. Como também ficou marcado uma reunião com o Ministro dos Transportes para o dia 25 de julho (este mês), em Brasília/DF.
 
“Um outro encaminhamento é que o desejo, tanto da Igreja como também o próprio município, possa apresentar uma infraestrutura em que o romeiro veja realmente uma cidade que acolhe, e que acolhe bem. Claro que tudo isso tendo como referência o fundador Padre Cícero Romão, ou seja, que Juazeiro realmente seja um santuário de oração, mas também um local de trabalho, para acolher aqueles que são os protagonistas desta cidade”, ressaltou o Padre Cícero José.
 
Por Rozelia Costa
Colaboração Rosivaldo Pedro
 

Reunião com os motoristas


comments powered by Disqus