24 de Abril, 2017

Comitiva romeira de Juazeiro participa de reunião com o governador Camilo Santana, em Fortaleza

Estamos sempre às ordens para as maiores esclarecimentos
Uma comitiva de Juazeiro do Norte foi a Fortaleza para uma reunião com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. Essa reunião aconteceu no gabinete do governador. O assunto foi sobre o reconhecimento e valorização ao acolher o romeiro, em Juazeiro. Essa comitiva foi formada pelo Padre Cícero José, reitor e pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Frei Barbosa, pároco do Santuário São Francisco das Chagas, a irmã Annette Dumoulin, religiosa, Padre Hélio, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Salesianos. O prefeito José Arnon participou representando o município, juntamente com o vice-prefeito Giovanni Sampaio e o Secretário de Romaria e Turismo, Júnior Feitosa. Essa reunião contou com a presença do secretário-adjunto do governo, Fernando Santana.
Foi uma reunião bastante técnica e teve como objetivo apresentar e buscar o apoio do Governo do Estado para a questão dos transportes dos romeiros, principalmente o "pau de arara", mas que para que esse tipo de transporte seja liberado, é necessário unir forças e garantir que os mesmos venham até Juazeiro sem desagravo, em segurança. Foi pedido ao governador uma autorização junto aos meios competentes, principalmente em Brasília, para revisar as leis que possam garantir que os romeiros, se dirijam a Juazeiro e não sejam surpreendidos por fiscalizações tanto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) como também da própria ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres). Camilo Santana se prontificou em dialogar com o Ministério dos Transportes para tentar solucionar esse impasse.
Depois de várias discussões foi feito os encaminhamentos para pedir uma audiência junto ao Ministro dos Transportes, em Brasília. O prefeito Arnon Bezerra juntamente com assessoria do governador irá providenciar. Nesta audiência irão unir forças juntamente com os governadores dos outros Estados para ver o que se pode viabilizar, ou até mesmo rever as leis junto ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que até o momento dificulta as romarias.
No momento foi debatida também a questão das romarias como Patrimônio Imaterial para garantir as tradições, aquilo que é celebrado, que é sagrado e próprio dos romeiros.
“Será marcada uma nova audiência para um planejamento com todos os superintendentes da PRF, os representantes da PRF do Ceará, o governador e o superintendente Nacional. Essa reunião acontece em cada ano. No ano passado tivemos uma audiência e nesse ano outra. O objetivo é fazer uma avaliação das romarias em 2016, e planejar ações conjuntas para 2017 e 2018. Esses foram os encaminhamentos. Estamos sempre às ordens para os maiores esclarecimentos”, disse o Padre Cícero José.
 
 
Por: Rozelia Costa

Reunião com o governador


comments powered by Disqus