13 de Agosto, 2014

Experiências romeiras em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte vive também a experiência de outras romarias ao longo do ano

Além do chamado ciclo de romarias, Juazeiro do Norte vive também a experiência de outras romarias ao longo do ano. Como é muito grande a quantidade de romeiros nas principais romarias muitos acabam optando outros momentos para estar em Juazeiro, muitas vezes por conta das dificuldades com hospedagem e também pelos gastos financeiros serem mais em conta em outras ocasiões.

Percebe-se que tais permanências ao longo do ano coincidem com outros momentos de celebrações concernentes ao calendário litúrgico. São eles:

Em janeiro há um número bastante considerável de romeiros no dia 6 (dia de reis) e no dia 20 (dia de São Sebastião).

No dia 24 de março, durante as celebrações que fazem memória do nascimento do Padre Cícero, muitos são os romeiros em Juazeiro, a fim de reverenciar o querido padrinho.

Outras importantes ocasiões que se percebe a presença de romeiros em Juazeiro se deve às celebrações da Semana Santa e o aniversário de morte do Padre Cícero (20 de julho), salientando também as pequenas romarias que ocorrem a cada dia 20, por ocasião da tradicional missa das 6h da manhã celebrada na Praça da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em sufrágio da alma do Padre Cícero Romão Batista, querido padrinho do povo romeiro, patriarca e fundador da cidade de Juazeiro do Norte, berço da fé e religiosidade do povo nordestino.

Por: Padre Aureliano de Sousa Gondim



comments powered by Disqus