17 de Abril, 2017

Investidura dos novos Ministros da Eucaristia da Basílica Santuário

"Estamos para servir e não para sermos os melhores".
Na missa das 9h, neste domingo de Páscoa (16), assumiram o serviço da MECE - Ministério da Comunhão Extraordinária de Eucaristia novos leigos engajados nas diversas pastorais da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, para se colocarem a serviço da Comunidade Paroquial e dos Romeiros auxiliando no altar e também acompanhar àqueles que não podem mais vir a Igreja. São verdadeiramente portadores da esperança. Estes novos ministros responderam ao convite do Papa Francisco em ser “uma Igreja em saída”, com os pés na missão confiada.
No período da formação aprenderam que além de distribuir a Hóstia Sagrada durante o ato de comunhão na Santa Missa, os ministros têm a missão de visitar doentes e rezar pelos mortos.
Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante o Espírito Santo.
Padre Cícero José, reitor da Basílica e presidente desta celebração, em sua homilia aconselhou: “Estamos para servir e não para sermos os melhores. Aprender de Jesus quando ele nos ensina na quinta-feira Santa a estar sempre disposto a lavar os pés dos menos favorecidos”, ressaltou o padre.
Foram abençoadas as vestes litúrgicas e as tecas (ambulas menores onde os ministros transportam Jesus eucarístico). Após a aspersão da água benta, foi realizado o rito da investidura, onde os padrinhos vestiram os novos ministros. Uma vez investidos, eles receberam a bênção do Padre Cícero José
A missão dos ministros da eucaristia deve ser:
• Com participação constante nas celebrações de toda comunidade;
• Vida Eucarística na Igreja e na vida social;
• União com Cristo pela palavra, leitura e reflexão da palavra de Deus.
Também é função do ministro da Eucaristia cuidar dos objetos sagrados como o sacrário, a âmbula, o altar, o cálice. É preciso cuidar para que esteja perfeito e bem cuidado. Tudo com muito carinho, amor e respeito. O ministro deve se preocupar em sempre usar trajes dignos de sua missão, de fazer uma breve adoração ao chegar ao altar, fazer genuflexão ao abrir e fechar o sacrário. Os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração.
 
Novos Ministros daParóquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário
 
Ana Paula Silva de Sousa
Cícera Mendes Porciano
Cícera Lopes Tenório (Masa)
Cristiane Magalhães Cabral
Gilma Amorim Costa
Irene Barbosa de Moura
José da Silva Lira
Jucier Barbosa de Moura
Lucila Barros Teixeira
Lúcia Emanuelle Barros Teixeira Palitot
Maria Alvani Assunção de Oliveira
Maria do Socorro Ramos Bernardo
Maria Auxiliadora de Matos Magalhães
Maria Odete Alves da Silva
Maria de Fátima Pereira Silva de Farias
Marta Maria Santos Soares
Thyane Pontes Dantas Barros
 
Por Rozelia Costa
 

MECE: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística;


comments powered by Disqus