21 de Abril, 2017

Missionários da Basílica Santuário participam de manhã formativa

Tema da Semana Missionária a pedido de Dom Gilberto Pastana: “Anunciar Jesus Cristo a exemplo de Maria". Lema: “Missionários no caminho dos romeiros”.
O Santuário São Francisco das Chagas realizou na manhã desta sexta-feira (21), de 8h às 12h, uma reunião missionária formativa para os missionários das paróquias que irão vivenciar as missões com os capuchinhos da Província Ceará-Piauí, Paróquias: São Francisco, Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário e Nossa Senhora Aparecida. O tema desta manhã de espiritualidade é “O ministério da visitação cristã – sua teologia e prática”. Quem está assessorando é o Frei Francisco Lopes (Doutor em Teologia da Comunicação, em Roma). Formador e Conselheiro da Formação dos Capuchinhos do Ceará e Piauí.
No primeiro momento, o Frei Lopes falou sobre a Teologia da Visitação. Em um segundo momento, falou da importância da visita, apresentando textos bíblicos que relatam diversas visitas, desde do Antigo Testamento até o Novo.
De 16 a 23 de julho serão dias de intensa missão no encontro com os frades pós-noviços. Dias em que os capuchinhos farão celebrações e dinâmicas motivacionais juntamente com os missionários das paróquias que atuarão nas ações missionárias capuchinhas, como também batizados que desejarem unir-se aos missionários na missão do Reino. Na área paroquial da Mãe das Dores a missão será de 20 a 23 de julho. O objetivo dessa Semana Missionária será de animar as famílias e lideranças numa consciência cada vez maior de pertença da área paroquial. Visa despertar para a importância de uma “Igreja em Saída”, que tanto pede o Papa Francisco.
 
A segunda etapa formativa será dia 21 de maio na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, das 8h às 12h. Tema: “O ministério da acolhida cristã”. O assessor será Frei Thiago – Formado em Filosofia e Teologia. Conselheiro da Formação dos Capuchinhos do Pernambuco, membro da Schola Fratrum: Escola de Formação dos Capuchinos do Brasil.
 
A Basílica Santuário se fez presente nesta manhã formativa com o pároco, Padre Cícero José e vários missionários comprometidos com a missão da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
 
A terceira e última etapa de formação para essa Semana Missionária será na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, no dia 18 de junho, com a temática de Lideranças e compromissos que permanecem nas comunidades – Celebração da Palavra – Serviço da Caridade – Visitação, Juventude, Família, etc. Cuja assessoria será do Frei Roberildo Sousa - Formado em Filosofia e Teologia. Formador e Membro da Schola Fratrum: Escola de Formação dos Capuchinos do Brasil.
 
“Anunciar Jesus Cristo a exemplo de Maria” será o tema desta semana missionária proposto por Dom Gilberto Pastana, Bispo da Diocese de Crato. E o lema: “Missionários no caminho dos romeiros”.
 
Por: Rozelia Costa

Manhã formativa


comments powered by Disqus