05 de Agosto, 2017

Padres celebram Dia do Padre com aniversário de ordenação, na Basílica Santuário

O Dia do Padre é celebrado oficialmente desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou São João Maria Vianney “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
Missa em memória de São João Maria Vianney, em ação de graças pelo dia do Padre e pelos aniversários sacerdotais do Padre Cícero José (5 anos), Padre Toninho Romão, Padre Paulo Evangelista e Padre Amós (2 anos de padres), aconteceu na Basílica Santuário, às 19h, desta sexta-feira.
 
Presentes nesta celebração, Frei Barbosa, Santuário São Francisco, Padre Paulo Borges, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Crato, Padre Luciano Virgulino, Paróquia São João Bosco, Padre Cicinho Gomes, Padre Paulo Pereira, os diáconos permanentes, João Siqueira e Francisco Martins, que também completou 8 anos de ministério diaconal. Surpreendendo a todos que estavam presentes na celebração Eucarística, Dom Gilberto Pastana com sua simplicidade de bom pastor, passou a presidência da celebração para o pároco da Basílica Santuário, padre Cícero José, em ocasião do seu aniversário sacerdotal, “por isso que neste dia, celebrando a importância de sua ordenação sacerdotal, eu passo a presidência dessa celebração para o Padre Cícero José”, pronunciou o bispo. Padre Cícero José se emocionou e agradeceu: “É a primeira vez que presido uma celebração tendo um bispo presente no presbitério. Obrigado Dom Gilberto, o senhor sempre com suas surpresas e nos ensinando a estar sempre a serviço” agradeceu o padre, pedindo uma “calorosa” salva de palmas para o bispo. Estavam presentes dezenas de paroquianos, amigos e familiares dos sacerdotes aniversariantes.
 
“A escolha do padre no meio do povo é para servir este mesmo povo”, palavras proferidas por dom Gilberto, em sua homilia. Saudando a todos os presentes, fez menção aos 18 padres da Diocese de Crato que fazem aniversários sacerdotais também neste dia, citando os nomes, dia e ano da ordenação. Celebrando em memória de São João Maria Vianney, dom Gilberto citou algumas frases desse sacerdote que exemplificou sua própria vida e orientando como os padres devem viver. Dentre elas destacamos esta: “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.” 
 
Foi um momento significativo para a Basílica Santuário, celebrar o aniversário de ordenação sacerdotal é celebrar a vida. Ao final da celebração, o Padre Cícero José recebeu uma homenagem dos romeiros, na pessoa do José Carlos Barbosa, romeiro de Surubim/PE. Mensagem* lida por Adeleni Milfont, que também animou esta celebração. Todos os padres foram homenageados pela Comunidade Shalom.
“Eu aprendi a amar vocês padres, através desse santo sacerdote (São João Maria Vianney) o quanto vocês são caros para a Virgem Maria, para o nosso Deus”, pronunciou Paulinha que cantou uma música de uma oração extraída desse próprio santo num momento de muito agradecimento que ele rezou.
 
“Seduziste-me, ó Senhor, e deixei-me seduzir”, Jeremias 20, 7-13, com essa citação bíblica Francisquinha fez uma homenagem aos padres em nome de todos os paroquianos e romeiros.
Padre Toninho Gomes, fez os agradecimentos em nome de todos os sacerdotes aniversariantes, “agradecendo não só os presentes nesta noite, mas os presentes nas nossas vidas”. O padre citou uma frase de Chiara Lubich, fundadora do movimento dos Focolares, quando fazendo uma oração, disse que quando um dia comparecendo diante de Deus e Deus perguntasse a ela: “Qual o teu nome? Meu nome é obrigado". Por tudo e para sempre, MUITO OBRIGADO!”
 
Por Rozelia Costa
 
 
* Mensagem do romeiro José Carlo Barbosa - Surubim - PE.
 
Pe. Cícero José, hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua Ordenação Presbiteral. Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer e no que diz respeito à sua Vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de Ação de Graças pelo Dom recebido.
A Família Romeira é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, sua sabedoria Pastoral e também suas atitudes que sempre direcionam para o caminho certo. Pe. Cícero, festejar mais um ano de Ordenação Presbiteral é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, sorrir novos motivos, amar mais ao próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes, é também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.
Hoje compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom Divinal, um dom para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida como a família, o conforto, os amigos, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo, para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus.
Podemos afirmar Pe. Cícero que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas, aquele que faz da sua vida um Culto Litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo da sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Nós lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Mãe Santíssima, neste ano em que comemoramos o Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida que é a mesma Mãe das Dores, a Mãe do Brasil, o cubra e proteja com Seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.
A Ordenação Presbiteral é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor. Parabéns ao senhor neste dia tão grandioso e novamente que Maria, Mãe Aparecida, Mãe das Dores, Mãe da Igreja plena do Espírito Santo, e que o Pe. Cícero Romão Batista exemplo de Sacerdote para os nossos dias, lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida Sacerdotal.
 
ESTES SÃO OS VOTOS DOS SEUS IRMÃOS/FILHOS, IRMÃOS/ROMEIROS DA FAMÍLIA ROMEIRA.
 

Dia do Padre - Aniversário sacerdotal


comments powered by Disqus