25 de Agosto, 2014

Renovação: ensinamento do Padre Cícero de amor ao Sagrado Coração de Jesus

Incentivada pelo Padre Cícero Romão Batista, a Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como "Renovação", é tradição mantida por famílias do interior do Nordeste, sobretudo no município de Juazeiro do Norte. A renovação do Sagrado Coração de Jesus simboliza o verdadeiro compromisso de fé da família em seguir o Evangelho, em obediência ao apelo de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.

Ao fixar morada em Juazeiro do Norte, no ano de 1871, Padre Cícero incentivou os moradores a entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus em seu lar. Na sala de entrada da residência, conhecida popularmente como a “sala do santo”, um altar é montado com as imagens dos Corações de Jesus e de Maria. Deste modo, uma vez por ano, cada casal convida amigos, parentes e familiares, que participam das leituras e dos cânticos, para renovarem a sua fé e vivenciarem o amor infinito de Cristo.

Durante a renovação do Sagrado Coração de Jesus, geralmente, celebrada na data de aniversário de casamento do casal, a família pede a Deus proteção para o lar. O tradicional evento religioso, conduzido por uma “rezadeira” ou “rezador”, pessoa responsável por oficializar a consagração, é considerado a festa da família, um momento de louvor, alegria e oração.

Assim como as Renovações ao Sagrado Coração de Jesus, muitas práticas incentivadas pelo Padre Cícero continuam sendo realizadas por moradores de Juazeiro do Norte e de regiões vizinhas, como por exemplo, a devoção a Nossa Senhora das Dores e o hábito de rezar o rosário da Mãe de Deus diariamente. Os ensinamentos de Padre Cícero se perpetuam ao longo do tempo e gerações, apesar de antigos, são considerados atuais e precisos para os dias de hoje. 

Por: Ingrid Monteiro

Renovação do sagrado coração de Jesus


comments powered by Disqus