“O ano será novo se formos novos em nossas ações”, diz padre Cícero José no último dia de 2018

01/01/2019 Por: Aline Salustiano
189 visualizações

No último dia do ano, em sinal de gratidão e confiança, romeiros e fiéis da Mãe das Dores, participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo pároco/reitor, padre Cícero José da Silva e concelebrada pelos vigários paroquiais, padre Antônio Romão, padre Cícero Gomes e padre Paulo Borges, no Altar da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. O Diácono Permanente, Francisco Martins também participou da celebração. 

Após a proclamação do Evangelho (Jo 1, 1-18), o padre Antônio Romão apontou dois sinais, narrados pelo evangelista, de gratidão e direcionamento.  “Encontramos na liturgia de hoje um sinal de gratidão pelo ano que se finda e, ao mesmo tempo, um direcionamento para o ano vindouro. O autor do Evangelho nos ensina “No princípio a Palavra estava com Deus, tudo foi feito por meio Dela e sem Ela nada se fez de tudo que foi feito”. Nós rendemos graças a tudo que ele realizou conosco e por nós durante esse ano, inclusive nas situações dolorosas em que não conseguimos entender. Rendemos graças a Deus porque tudo está em suas mãos e nada e por acaso”, colocou.

“A orientação é que devemos abrir o nosso coração para que Deus encontre morada e nos converta, como obra do Espírito Santo em nós. O fato de estarmos aqui buscando a Deus não opera uma mágica na nossa vida. Devemos fazer isso de coração disponível, deixando que Ele nos transforme no processo de conversão pessoal. É preciso ter a coragem de acolher, pois, Deus não se impõe, mas se propõem a cada um de nós”, orientou.

No final da celebração, o Santíssimo Sacramento foi exposto e os fiéis foram convidados, pelo padre Cícero José, a entenderem a importância da passagem do ano, como um momento de reflexão e planejamento. “Peço que esse momento seja de encontro pessoal. No silêncio converse com Deus, faça uma avaliação desse ano e veja os propósitos para 2019. Ao acolher a presença do Cristo Eucarístico você abra o seu coração para a Graça de Deus nesta noite”, finalizou.

Após a benção, o Padre Cícero José se direcionou a todos os fiéis reforçando que “o ano será novo se formos novos em nossas ações”. E finalizou desejando “em nome da comunidade paroquial”, um abençoado e feliz 2019.



Galeria de Fotos: