A Basílica Santuário apresenta seis coroinhas na Comunidade paroquial

A Basílica Santuário apresenta seis coroinhas na Comunidade paroquial

Categoria: Basílica

22/10/2017 Por: Rozelia Costa


Na manhã de hoje (22), na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, foi celebrada a Missa de Investidura de 6 novos coroinhas. A celebração foi presidida pelo Padre Cícero José, que apresentou, abençoou e investiu os coroinhas. Foi um momento especial na vida da comunidade paroquial e da família desses 6 novos jovens adolescentes que foram admitidos oficialmente como Coroinhas. São eles: Carlos Lohan, Davi Matheus, Maria Eduarda, Geraldo Jefferson, Olavo Isaac e Sthephanie Maria.

Quem serve a missa, serve a Cristo. A primeira função do Coroinha é ajudar o povo a rezar. E que através do bom exemplo, seja a comunidade como que aquela sementeira bem preparada, que oferecerá a estes novos adolescente não só a acolhida, o apoio, a motivação e a oração são necessárias para o desenvolvimento do seu ministério.

Após ter o desejo de servir, todos passam por um período de formação que também é de discernimento, onde são conscientizados do valor da Eucaristia e do serviço que prestarão no auxílio, de modo especial nos atos litúrgicos, quando se celebra a fé. 

Responsabilidade dos Coroinhas

1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.

2.- Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.

3.- Seja organizado. Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados.

4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.

5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino.

6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado.

7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério).

8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.

9.- Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor

10.- Observe o silêncio na Igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.

O que é preciso para ser coroinha? 

Basta ter boa vontade

Ser disponível para Deus e para sua comunidade.

Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

O que se exige de um coroinha?

- Chegando ao templo: Ao chegar a Igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Ai deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se a sacristia, para iniciar as atividades da celebração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito com o templo.

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão, confiança e estima, coisa de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O que o coroinha deve conhecer?

1 - A santa missa, parte por parte

2 - Os lugares da igreja

3 - Os livros sagrados

4 - Os utensílios usados na celebração

5 - As vestes litúrgicas

6 - Seguir o que a igreja ensina


Informações: Seminarista Tiago Brito

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.