A culminância da missão com os capuchinhos na área paroquial da Mãe das Dores

A culminância da missão com os capuchinhos na área paroquial da Mãe das Dores

Categoria: Basílica

24/07/2017 Por: Rozelia Costa


Muito bonita a missa de encerramento e ação de graças pelas missões com os capuchinhos na Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário. A missa foi realizada às 19h, deste domingo (23), presidida por Frei Cláudio. Concelebrada por Padre Cícero José (pároco), Frei Roberildo, Frei Carlos Siva (Presidente da CCB – Conferência dos Capuchinhos do Brasil) e Frei Evandro.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores vivenciou um tempo de graça com a realização das missões com os missionários capuchinhos. Um grupo de 25 frades de várias partes do Brasil chegou no dia 20 de julho para realizar as missões nas nossas comunidades. Foram momentos de oração, bênçãos e muita alegria. Foram realizadas visitas às famílias da nossa comunidade paroquial. Reflexões da Palavra de Deus e orações pela unidade e pela paz no mundo. Muita cantoria mostrava tamanha animação pelas ruas. 

Frei Cláudio em sua homilia, explicou o porque da escolha do tema dessa missão: "'Anunciar Jesus Cristo a exemplo de Maria', nossa Mãe do céu. Ela é a missionária. Ela acolheu o próprio filho no seu seio. O gerou e também o anunciou, podemos dizer, a todos nós, a toda humanidade. Seu exemplo de Mãe missionária nos contagia, nos motiva a continuar vivendo a nossa vida cristã. Por isso quisemos tê-la como modelo", explicou o frei.

Frei Cláudio ainda falou sobre o lema escolhido: “Missionários no caminho dos romeiros”. Essa terra é uma terra abençoada por Deus. E sendo uma terra abençoada por Deus, Ele sempre está aqui. E também tem um personagem que é de conhecimento de todos vocês, que vocês têm muito carinho e amor por ele: Padre Cícero. E o seu exemplo, como pude perceber, durante esses dias, passando de casa em casa, o quanto ele é amado e estimado por esse povo. E creio eu que foi um homem que amou a Deus. Que amou também a Igreja", ressaltou.

No momento de ação de graças o frei Roberildo expressou o agradecimento ao Padre Cícero José pela acolhida do projeto da missão dos frades. Foram dias de estudos e de trabalhos para a preparação desses dias de missão; "Eu acho que o Espírito Santo queria catequizar os frades com essa espiritualidade de Juazeiro do Norte e nós fomos catequizados esses dias aqui. Até eu que sou dessa província me surpreendi o quanto eu não conhecia dessa espiritualidade. E tive essa oportunidade, isso graças também a esses padres que abriram as portas das suas paróquias para nós e ao bispo Dom Gilberto que nos acolheu. Agradecer ao povo de Deus desta paróquia que se prepararam para esses dias", disse o frei.

Todos os missionários capuchinhos receberam uma lembrancinha da Basílica Santuário. Um livro que fala um pouco da história dessa cidade tão acolhedora. Após a celebração Eucarística todos se confraternizaram em abraços fraternos, fotos (selfies), muita alegria na despedida dos irmãos capuchinhos com a participação dos missionários e missionárias que abrilhantaram esses dias de graças.

Tudo é graça de Deus.

Paz e Bem!

Por Rozelia Costa

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.