A força que vem do alto: Devotos realizam Retiro do Espírito Santo

16/05/2018 Por: Aline Salustiano
515 visualizações

Por ocasião da solenidade de Pentecostes, no próximo domingo (20), está acontecendo na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário o Retiro do Espírito Santo. Durante o momento, que acontece todos os anos, os participantes celebram a Novena de Pentecoste.

Este ano, o retiro teve início no dia 12, com uma procissão que saiu da Capela de São Vicente em direção à Basílica Santuário e se estende até às 9h do domingo, onde acontecerá o encerramento com a missa Solene de Pentecostes.

Durante nove dias são meditados os dons do Espírito Santo, a oração do Santo Rosário, o Ofício da Imaculada Conceição, Maria valei-me, a Coroa das Dores de Nossa Senhora, a Via – Sacra, a oração do Sangue Precioso e a Novena de Pentecostes.

 

Novena de Pentecostes

A Novena de Pentecostes, que  é uma novena litúrgica,  foi instituída por um decreto papal inserido na Encíclia Divinum Illud Munus, do papa Leão XIII de 1897, que diz: “Decretamos, portanto e ordenamos que em todo orbe católico, no corrente ano, e em todos os anos subsequentes, se celebre uma novena pública antes de Pentecostes em todas as Igrejas paroquiais, e, caso os respectivos Ordinários o julgarem útil, também nas outras igrejas ou capelas”.

Na cidade de Juazeiro do Norte a prática foi idealizada pelo Padre Cícero Romão que incentivou os beatos e beatas a continuarem a realização da novena, a mesma que acontece nos tempos atuais. “A novena do Espírito Santo é uma tradição deixada pelo padre Cícero Romão e não podemos deixar acabar, temos que continuar”, disse Cleonice Gomes uma das organizadoras do Retiro.



Galeria de Fotos: