Agentes de pastorais participaram de retiro em preparação para a Festa e Romaria da Padroeira

06/08/2018 Por: Aline Salustiano
562 visualizações

 

Em clima de entrega e oração, os agentes de pastorais, voluntários e funcionários da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário reuniram-se na tarde de ontem, 05 de agosto, no Poço de Jacó, localizado no bairro do Horto, para participarem de um retiro espiritual em preparação para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores 2018.   

A tarde de espiritualidade teve a assessoria da Irmã Anette Dumoulin que utilizou a passagem do primeiro livro de Reis 19,1-8, que narra o momento em que o profeta Elias foi alimentado pelo Anjo do Senhor antes de seguir para o Monte Horeb, para lembrar os personagens que fazem parte da Romaria. Comparando o romeiro que vem à Juazeiro do Norte ao profeta e a árvore que o acolhe à Casa da Mãe das Dores, irmã Annette frisou que os agentes de pastorais são os ‘Anjos de Deus’, que acolhem e alimentam os peregrinos.  “A partir da nossa experiência de membros da família da Mãe das Dores, de uma paróquia que tem uma missão imensa, todos nós somos ‘Anjos de Deus’. Abrimos as portas aos romeiros, povo faminto, que procuram em Deus forças para viver”, enfatizou.

A irmã ainda trabalhou o texto de São Paulo (Cor. 13,1-7) que dá a definição do termo Caridade, incentivando a todos a praticarem esta caridade em suas vidas e, consequentemente, na acolhida aos irmãos romeiros. “Para todos nós, ter caridade é uma contínua conversão, é um trabalho constantes sobre nos mesmo, com a graça, a força e a luz de Deus”, disse.

Após a fala da Irmã, os participantes dividiram-se em grupos e produziram uma oração que foi rezada durante o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Segundo a avaliação do padre Cícero José, o encontro foi importante, pois promoveu uma reflexão acerca dos serviços, nas diversas funções, de acolhida aos romeiros durante a romaria. “Ficamos felizes pela resposta. Essa tarde foi uma experiência de parar para rezar, de abastecermos a nossa espiritualidade, para assim acolhermos os romeiros. A alegria, a disposição e a partilha da vida da irmã Annette foi fundamental para colocarmos em prática o que refletimos, rezamos e também celebramos”, frisou.

O momento foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo pároco Padre Cícero José e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Antônio Romão.

Segundo a organização, estiveram presentes, na tarde de espiritualidade, cerca de 200 participantes.