Basílica Santuário contribui no acolhimento à romaria jubilar da Diocese de Picos-PI

Basílica Santuário contribui no acolhimento à romaria jubilar da Diocese de Picos-PI

Categoria: Basílica

25/05/2015 Por: Administrador


“Somos uma só Igreja, um só povo de Deus que caminha”. Com essas palavras o Bispo da Diocese de Crato-CE, Dom Fernando Panico, acolheu cerca de dois mil romeiros que estiveram em peregrinação, da cidade de Picos-PI, em cidade de Juazeiro do Norte, no último sábado (23). Por ocasião de seus 40 anos de sua criação, a Diocese de Picos, no Estado do Piauí, escolheu a “Terra do Padre Cícero” para celebrar o Jubileu, através de um espírito de peregrinação.

Na Colina do Horto, juntamente com o bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, os padres da Basílica Nossa Senhora das Dores, Padre Joaquim Cláudio de Freitas (pároco), Padre Cícero José, Padre Aureliano Gondim e Padre Cícero Gomes (vigários paroquiais), o pároco da Paróquia São José do Limoeiro, Padre José Adelino Martins Dantas, Padre José Venturelli e religiosas acolheram a Romaria Diocesana de Picos em um dia de programação.

Na parte da manhã, o Bispo Dom Fernando explanou sobre o contexto das romarias à Juazeiro do Norte, como também sobre a história do Padre Cícero Romão Batista, enfatizando o trabalho missionário e de unidade da Igreja. Após o almoço, os peregrinos fizeram visitações à Capela do Socorro, onde está sepultado o Padre Cícero, e à Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde a celebração de uma Missa Solene oficializou o encerramento da I Romaria Diocesano de Picos a Juazeiro do Norte. 

Dom Plínio José Luz Silva, bispo da Diocese de Picos, e Dom Augusto Alves da Rocha, primeiro bispo da diocese, acompanharam os devotos durante toda a romaria e relataram sobre a experiência romeira e missionária. “Nosso povo está encantado com a recepção em Juazeiro do Norte. Tivemos a ideia de fazer essa experiência que o romeiro faz, vindo até a “Terra do Padre Cícero”. Sobretudo por conta dessa mística do encontro que o Papa Francisco tem defendido tanto. Estamos aqui para encontrar com os cearenses, o povo do Juazeiro, que também têm esse mesmo sentimento de fé, a fim de que juntos possamos rezar e relembrar aqueles que, no passado, deram seu testemunho que se alarga até hoje, entre nós, através da experiência crista”, afirmou o bispo da Diocese de Picos.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.