Bispo da Diocese de Crato conhece o Santo Sepulcro

Bispo da Diocese de Crato conhece o Santo Sepulcro

Categoria: Basílica

23/05/2018 Por: Aline Salustiano


5.174 visualizações


 

Na manhã de hoje, 23 de maio, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores -  Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva acompanhou o bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, na sua primeira visita ao Santo Sepulcro. Situado na Serra do Catolé, em Juazeiro do Norte, o lugar é um espaço místico muito visitado, principalmente durante a Semana Santa, como forma de penitência.

Dom Gilberto, que chegou na Diocese de Crato em julho de 2016 como bispo coadjutor, ficou admirado com a mística e beleza natural do lugar. “Me impressionou muito a paisagem, o silêncio, o verde, ambiente propício para reflexão, para oração, como também os sinais da religiosidade dos romeiros quando eles vão marcando as árvores e as próprias pedras com outras pedras. Tudo isso nos faz contemplar a vida do Padre Cícero Romão e sua missão, tudo aquilo que ele ensinou para os seus romeiros”, disse admirado.

Apontado como a antiga morada dos beatos que ali se refugiavam para as penitências e autoflagelações, o lugar, no imaginário popular, simboliza o local em que Jesus Cristo foi crucificado.

No Santo Sepulcro existem várias capelas entre enormes pedras de formação em granito. No percurso, que o separa da monumental estátua do Padre Cícero, um caminho de vereda cheio de ladeiras e areia, mas muita vegetação. Existem as pedras do pecado, da escada e da coluna, junto às quais, existe a tradição entre os fiéis que, acreditam na remissão dos seus pecados caso consigam ultrapassá-las. “O pecado é mais fácil de fazer, do que é passar naquela pedra. O melhor nome para ela seria a Porta do Reino, quem passar por aqui passa para o Reino”, apontou o bispo.

 

 O lugar faz parte do Geossítio Colina do Horto juntamente com a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero e a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto,  pontos de visitação mais conhecidos da cidade de Juazeiro do Norte.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.