Caravana da Mãe das Dores participa da Festa do Senhor do Bonfim em sua primeira visita ao estado da Bahia

Caravana da Mãe das Dores participa da Festa do Senhor do Bonfim em sua primeira visita ao estado da Bahia

Categoria: Basílica

13/01/2019 Por: Aline Salustiano


Percorrendo os caminhos trilhados pelos romeiros que chegam à Juazeiro do Norte, a Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero esteve neste sábado,12 de janeiro, na cidade de Macururé-BA, onde participou de uma programação especial dentro da Festa do Senhor do Bonfim, padroeiro do município.

Durante a tarde, a Caravana esteve em uma das comunidades paroquiais. A visita aconteceu na Comunidade Camisa, um distrito do município que todos os anos, no mês de novembro, faz romaria a cidade de Juazeiro do Norte. “Desde os antepassados as pessoas iam para Juazeiro a pé. Essa comunidade tem uma devoção forte ao padrinho. Antes da Igreja Católica chegar, vamos dizer assim, aqui a devoção a Mãe das Dores e ao Padre Cícero já existiam”, explica o pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, padre José Raimundo.

Na porta de suas suas casas, muitos vestidos com uma batina preta e com muita alegria as pessoas esperavam a visita da Imagem de Nossa Senhora das Dores, que percorreu toda a comunidade.

A moradora e devota, Magnuzia Elisa dos Santos, esperava com o filho vestido com os trajes do padrinho, ansiosa pela chegada da imagem da Mãe das Dores. “Estou muito feliz em receber a imagem da Mãe das Dores. Desde criança vou ao Juazeiro, aprendi com minha mãe. Sou devota do Padre Cícero, pois quando estava grávida tive problemas e fiz uma promessa e por isso, todos os anos, levo o meu filho ao Juazeiro vestido com os trajes do padre”, disse.  

 

Celebração Eucarística

Durante a noite, a comunidade de Macururé, acolheu a imagem de Nossa Senhora das Dores, Co-padroeira do município, que saiu da Colina Sagrada em direção a Paróquia do Senhor do Bonfim, onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo padre Cícero José da Silva e concelebrada pelo padre José Raimundo.

Em sua acolhida, o padre José Raimundo falou da alegria em receber a Caravana da Mãe das Dores e do seu irmão no sacerdócio. “ É com alegria que recebemos, na última noite de nossa festa,o padre que irá presidir essa Celebração. Nos sentimos honrados pela sua presença, padre Cícero José da Silva, que simboliza todos os romeiros e romeiras do Padre Cícero Romão e da Mãe das Dores”, disse.  

Refletindo o Evangelho que narra o batismo de Jesus, o pároco/reitor da Basílica Santuário, frisou o batismo como a confirmação da presença dos filhos de Deus na comunidade dos eleitos. “ Com a Igreja estamos celebrando o batismo do Senhor. Por humildade Jesus nos ensina aquilo que temos que fazer por necessidade. Para participarmos da comunidade de Jesus Cristo, precisamos do Batismo, pois ele é a porta de entrada para trilharmos o caminho que Jesus fez. Pelo batismo confirmamos que queremos participar, da comunidade dos eleitos do Pai, no caminho da cruz”, disse.

Em suas palavras padre Cícero José reforçou ainda que com o batismo, os fiéis devem assumir o compromisso de filhos de Deus “na comunidade sendo missionário do Senhor, anunciando o seu amor”. 

No final da celebração uma banda de pífano do município adentrou a Paróquia do Senhor do Bonfim e fez uma singela homenagem a Nossa Senhora das Dores e em uma só voz os fiéis se consagraram à Mãe do Senhor.  

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.