Carreata de Nossa Senhora das Dores marca a integração entre a população de Juazeiro do Norte e os romeiros do “Padim Ciço”

Carreata de Nossa Senhora das Dores marca a integração entre a população de Juazeiro do Norte e os romeiros do “Padim Ciço”

Categoria: Basílica

15/09/2017 Por: Patrícia Silva


Uma celebração que une romeiros do Padre Cícero Romão Batista, chamado carinhosamente de “Padim Ciço”, com a população de Juazeiro do Norte, em torno de muita alegria, partilha e participação. É assim que acontece a tão esperada carreata dos romeiros, realizada tradicionalmente na tarde do dia 14 de setembro.

Hoje não foi diferente. As pessoas nas ruas aguardavam ansiosas os romeiros, que além da fé própria de sua vivência traziam também bombons, pipocas e outras guloseimas para serem arremessados pelas janelas dos ônibus, carros e caminhões, que por sua vez vinham enfeitados participando de um verdadeiro desfile.

 “Existe uma integração daqueles que vivem fora, com os que estão aqui dentro. Esse gesto dos romeiros trazerem bombons para alegrarem a vida das crianças, dos jovens e adultos mostra uma integração da vida humana, da religiosidade desse povo. Os bombons são sinais de felicitações, de alegria, sobretudo para as crianças, então é um momento de festa. São os romeiros que chegam para rezar, refletir, visitar e celebrar Nossa Senhora das Dores trazendo alegria. Apesar das dores, do sofrimento, mas a alegria sempre tem a última palavra”, refletiu dom Gilberto Pastana, que acompanhado do padre Cícero José, pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, abençoou os automóveis.

O bispo ainda ressaltou que esse gesto dos romeiros alimenta a esperança de dias melhores, o comprometimento com a vida, a partilha de sonhos e desejos que devem ser sempre comum, em função dos outros.

Segundo o secretário de Turismo e Romaria do município, Júnior Feitosa, a prefeitura tem investido para fazer com que essa tradição aconteça da forma mais segura possível. “Pedimos a Guarda Municipal, o Departamento Municipal de Trânsito e a Secretaria de Turismo e Romaria para darem apoio, para não deixarem essas crianças chegarem tão perto. Sabemos que nunca aconteceu nada, mas a prevenção nunca é demais”, informou.

 

A concentração da carreata aconteceu na Avenida Leão Sampaio, logo após, às 15h, os automóveis seguiram pela Avenida Castelo Branco recebendo a bênção em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar do Ceará. Em seguida passaram pelas ruas São Benedito, Cruzeiro, São Pedro, chegando a Basílica Santuário onde às 19h iniciaria a última noite da quinzena da festa da padroeira.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.