Comunidade paroquial celebra Renovação ao Coração de Jesus

22/06/2019 Por: Aline Salustiano
306 visualizações

No mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado da Oração da Paróquia de Nossa Senhora das Dores realiza vários momentos de espiritualidade e que propaga a devoção ao Coração Santo, ensinada pelo Padre Cícero Romão à comunidade de Juazeiro do Norte.  

Neste sentido, aconteceu na noite de ontem, 21 de junho, na Capela do Santíssimo, a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus.  O rito foi celebrado depois da missa das 18h, presidida pelo pároco/reitor da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva.

Em sua homilia, o presidente da celebração relembrou a vida do Padre Cícero Romão frisando que, o fiel que observá-la, conseguirá seguir o que exorta o Evangelho. “Certa vez perguntaram ao Padre Cícero qual era o melhor lugar para se viver. Ele respondeu que o melhor lugar é aquele que proporciona uma experiência com Deus. Se observamos a vida do Padre Cícero será mais fácil vivermos o que é colocado no Evangelho de hoje”, disse.

O celebrante ainda reforçou que, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, é um modo de reafirmar a ação de Deus na vida do fiel. “Quando a nossa comunidade se reuni para rezarmos ao Coração de Jesus, lembrando a devoção ensinada pelo Padre Cícero nesta terra, estamos reafirmando o compromisso de Deus como centro da nossa vida”, finalizou.

Após a celebração os fiéis dirigiram-se para a Capela do Santíssimo onde aconteceu o Rito da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, conduzido pelo padre Cícero José da Silva.

Tradição

Pela manhã, a Renovação foi celebrada também no Museu Monsenhor Murilo. O ato, conduzido pela zeladora do Apostolado, Railda Gonçalves, deu continuidade a um projeto iniciado pelo Monsenhor Murilo, onde todos os anos era celebrado a Renovação no programa de rádio Dimensões do Cotidiano, o qual ele apresentava todas as semanas na Rádio Progresso. “O Monsenhor Murilo promoveu durante muitos anos, no Programa Dimensões do Cotidiano, a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, sempre na primeira sexta-feira do mês de junho e hoje estamos aqui dando continuidade ao seu ensinamento”, disse Railda Gonçalves.

Consagração

A prática da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus foi incentivada pelo Padre Cícero Romão Batista, e continua mantida pelas famílias do Nordeste e sobretudo no município de Juazeiro do Norte.

A Renovação, simboliza o verdadeiro compromisso de fé da família em seguir o Evangelho, em obediência ao apelo de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque.

As famílias preparam um cômodo da Casa, conhecida como a “sala do santo”, um altar é montado com as imagens dos Corações de Jesus e de Maria. Deste modo, uma vez por ano, cada casal convida amigos, parentes e familiares, que participam das leituras e dos cânticos, para renovarem a sua fé e vivenciarem o amor infinito de Cristo.



Galeria de Fotos: