Aberto o Ano Jubilar em comemoração aos 150 anos de ordenação sacerdotal do padre Cícero Romão Batista

02/12/2019 Por: Assessoria de Comunicação
294 visualizações

O sábado, dia 30 de novembro de 2019, marcou a abertura de um tempo especial para a Nação Romeira, pois nele foi iniciado o Ano Jubilar em comemoração aos 150 anos de ordenação sacerdotal do padre Cícero Romão Batista que deve ser celebrado dia 30 de novembro de 2020.

Em Juazeiro do Norte- CE, a programação teve início no fim da tarde, na Paróquia São Francisco das Chagas, onde milhares de romeiros se reuniram para saírem em procissão em direção a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde o sacerdote foi capelão por 20 anos.

“É um momento de mobilizar, despertar no coração do povo o desejo para conhecer ainda mais a história deste sacerdote que no Sul do Ceará, aqui no Nordeste, ainda hoje, leva muitos fiéis a experiência do Coração de Jesus”, disse o padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores.

O bispo dom Gilberto Pastana, juntos a vários padres e religiosos da diocese de Crato e o povo de Deus, acompanhou a procissão rezando e cantando os benditos das romarias. Os ensinamentos do sacerdote também eram recordados, principalmente, no coração dos devotos. “Padre Cícero tem uma grande representatividade pra gente, como conselheiro, como pessoa e como padre que soube conduzir bem o seu rebanho”, disse Simone Machado. Já Francisco Mário afirmou que a perseverança diante das dificuldades é algo que ele lembra quando fala sobre o padre Cícero. “Diante de todas as situações que ele passou, assim como nós Nordestinos passamos, ele soube reconhecer a presença de Deus e, nesta presença, soube buscar forças tanto para ele como para seus devotos”, destacou Mário.

A procissão chegou ao início da noite a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e os romeiros que participaram da peregrinação, juntaram-se aos fiéis que aguardavam na Igreja. Em seguida todos participaram da Missa Solene de Abertura do Ano Jubilar, presidida pelo bispo diocesano que demonstrou alegria com o envolvimento do clero e do povo de Deus neste primeiro dia de preparação ao sesquicentenário.

“A julgar por esta caminhada que acabamos de fazer e a participação aqui na Missa Solene, certamente vai ser um ano com muita atividade, muita reflexão e muito enriquecimento espiritual, afinal é sempre bom conhecer mais o personagem do padre Cícero, seu testemunho, suas qualidades humanas e sua ação evangelizadora”, considerou o bispo.

Para ter acesso a programação do Ano Jubilar, que será vivenciada em todo o Nordeste e fora dele, é só clicar aqui.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE



Galeria de Fotos: