Expressão de fé da Nação Romeira é tema de mais uma pesquisa acadêmica

Expressão de fé da Nação Romeira é tema de mais uma pesquisa acadêmica

Categoria: Basílica

23/04/2019 Por: Aline Salustiano


A expressão de fé dos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte é fonte para mais um trabalho acadêmico. Desta vez, o doutorando em marketing na École Doctorale de Management Panthéon-Sorbonne (Escola Doutoral de Gestão Panthéon-Sorbonne) da ESCP Europe – Paris Campus, Jannsen Santana publicou um artigo que teve como objeto de estudo a comercialização e utilização de objetos sagrados pelos romeiros, nas suas idas e vindas à Romaria de Juazeiro do Norte.

Com o título: “Se isso vem de Juazeiro, é abençoado! Apego líquido e sólido nos sistemas de itinerários de objetos das romarias”, o trabalho é resultado da sua pesquisa de mestrado em marketing realizada em coautoria com o seu orientador, Delane Botelho, na Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo de 2016 a 2018.

Segundo Jannsen Santana, a pesquisa constatou que os romeiros desenvolvem uma espécie de sistema de itinerários/circulação de objetos entre o local sagrado (Juazeiro do Norte) e as suas casas.  “Dentro desse sistema quatro movimentos se destacam: objetos que os romeiros levam para Juazeiro do Norte para agradecer pelos suas graças, tais como: ex-votos, mortalhas, velas e fogos de artificio; objetos que os romeiros levam de Juazeiro para suas casas, como por exemplo: estátuas de santos e rosários; e os objetos que os romeiros levam para Juazeiro para serem abençoados e que depois voltam para suas casas, como por exemplo, seus objetos pessoais do tipo carteira, chaves de casa/veículo, etc.”, comentou.

Após a publicação do artigo, Jannsen Santana, que é juazeirense, aproveitou para agradecer aos colaboradores do projeto. “Gostaria de agradecer aos romeiros e aos membros do Horto e da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores pelo apoio e suporte a esta pesquisa e pela disponibilização de informações ricas e relevantes”, finalizou.

Com a pesquisa, os autores observaram como acontece o consumo de produtos religiosos, seus significados e importância, em situações em que os consumidores se deslocam geograficamente de um local para o outro, o que, consequente, facilita a criação dos significados materiais e espirituais do público que participa dessas romarias.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.