Fiéis celebram o encerramento da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

02/07/2018 Por: Aline Salustiano
527 visualizações

Na tarde de ontem, 01 de julho, a comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, esteve reunida no Largo da Capela do Socorro para participarem da Celebração Eucarística de encerramento do tríduo dedicado em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A celebração foi presidida pelo pároco padre Cícero José da Silva.

No domingo em que a Igreja no Brasil celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, padre Cícero José enfatizou a presença dos dois santos como colunas que dão sustentáculo ao projeto de Deus nas primeiras comunidades e refletiu sobre a pergunta feita por Jesus a Pedro contida no Evangelho do dia (Mt 16, 13-19), indagando a comunidade sobre a presença de Cristo na vida de cada um.  “A pergunta que é feita hoje no Evangelho é feita para nós ‘quem sou eu para vocês?’ Quando Jesus faz essa pergunta, Ele não quer revelar sua identidade, mas quer saber daqueles que estavam com ele, se tinham consciência do que eles estavam fazendo, de quem eles estavam seguindo. E para nós hoje, quem é Jesus? Ele me leva a inquietar-se com os pobres, com os menos favorecidos ou estou apenas preocupado em salvar a minha alma? Qual é a transformação que está acontecendo em minha vida por conta do Evangelho?”, enfatizou.

No final da celebração, os fiéis da Mãe do Socorro seguiram, com velas acessas e cânticos de louvores, a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelas ruas da comunidade.  Ao chegarem no Largo da Capela, foi exposto o Santíssimo Sacramento em um momento de adoração e agradecimento pelo bom êxito da festa. O encerramento do Tríduo foi coroado com uma salva de fogos.

Este ano a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aconteceu entre os dias 27 a 30 de junho e teve como tema: “Maria, missionária por excelência ensinai-nos a servir com alegria”. 

Confraria do Perpétuo Socorro

No final dos festejos, aconteceu também o acolhimento de seis novos membros para a Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O momento, onde são entregues as fitas para os novos membros, aconteceu pela manhã durante a Celebração Eucarística das 7hs.

Segundo a Coordenadora da Confraria, a senhora Joana Angélica Feitosa a festa este ano, foi um momento de muita alegria e espiritualidade para os membros da Confraria como também para todos os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “A festa foi muito boa, graças a Deus com a participação da comunidade do bairro do Socorro. Foi um momento de uma espiritualidade profunda de se vivenciar este momento com muito amor e muito carinho”, disse.

A Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma entidade mundial, com sede em Roma, fundada em 23 de maio de 1871 como uma irmandade, da qual foi elevada à categoria de Arquiconfraria em 31 de março de 1876 pelo papa Pio IX.



Galeria de Fotos: