Fiéis visitam presépio em seu último dia de exposição ao público

Fiéis visitam presépio em seu último dia de exposição ao público

Categoria: Basílica

02/02/2015 Por: Administrador


Na Basílica Nossa Senhora das Dores, um dos pontos de grande visitação para os fiéis peregrinos consiste no presépio de Natal que foi aberto ao público no último mês de dezembro. Nesta segunda-feira (02), data em que celebramos a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e o encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2015, é também o último dia de exposição do presépio ao público romeiro e juazeirense.

Produzido pelo jovem Manoel Sampaio da Comunidade da Palmeirinha, o presépio retrata Juazeiro primitivo, com a chegada do Padre Cícero Romão Batista para a celebração da Missa do Galo no Natal de 1871. O sentido espiritual do presépio convida as pessoas a  entenderem, além do espírito natalino, de que aqui estamos adequando o mesmo a realidade do Juazeiro e do Nordeste.

Neste presépio está uma das cenas do antigo caminho do Horto com casas de taipa e cobertas de palha, morada de um povo simples mas feliz, acompanhado da devoção a Nossa Senhora e ainda era o caminho percorrido pelo Padre Cícero para na Colina do Horto fazer suas orações e retiros. As plantas ceifadas e secas simbolizam a realidade nordestina e sertaneja em tempos de estiagem. A paisagem lembra também a difícil luta do sertanejo e do nordestino que lavra a terra para o sustento da família. O poço jorrando água simboliza vida, retrata também nossas fontes naturais, nosso bem precioso presente na região do Cariri. 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.