Gratidão marca missa do 174º aniversário do Padre Cícero

Gratidão marca missa do 174º aniversário do Padre Cícero

Categoria: Basílica

24/03/2018 Por: Aline Salustiano


Fieis devotos do Padre Cícero Romão estiveram reunidos na manhã de hoje, 24 de março, no largo da Capela do Perpétuo Socorro, para participarem da Celebração Eucarística pelo aniversário dos 174 anos do “Patriarca do Sertão”. A missa, que já é tradição na cidade, foi celebrada pelo Pároco/reitor da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva e concelebrada pelos vigários paroquiais e padres da Diocese de Crato.

Após acolher a comunidade, padre Cícero José iniciou sua homilia, refletindo a liturgia do dia e estabelecendo uma relação com os exemplos e ensinamentos de vida do ‘Padrinho’. “Na primeira leitura Ezequiel nos apresente um Deus Pai amoroso, que deseja ver seus filhos sempre unidos, juntos na defesa dos valores do Reino. O padrinho nos ensina ‘romeiros de verdade vivem na fraternidade’. Deus promete unir, congregar, reunir aqueles que permanecem distantes, o padrinho acolheu, fez jus ao pedido do Coração de Jesus ‘E tu Cícero, toma conta desse povo’”, disse.

Na Sagrada Escritura, observa-se a narração do êxodo do povo de Deus em busca da terra prometida, na busca por abrigo, assim também “os romeiros vêm a Juazeiro, cidade fundada por Padre Cícero Romão em busca de refúgio”, acrescentou o padre.

O pároco/reitor da Basílica Santuário lembrou o Calvário de Cristo, recordando as dificuldades enfrentadas pelo Padre Cícero por conta da suspenção de suas ordens sacerdotais e a alegria da reconciliação com a Igreja, que aconteceu com o envio da Carta do Cardeal Pietro Parolin em 2016. “A liturgia nos convida para irmos com Jesus até o calvário, ficar com o Cristo até o fim. Isso, o nosso querido Padre Cícero Romão fez, ao ponto de nos pedir ‘não se preocupem filhinhos será a própria Igreja que fará a minha defesa’, e hoje, celebramos a Reconciliação Histórica”, ressaltou

“A carta ainda coloca que ‘o padrinho deixou marcas profundas na fé do povo nordestino, a intenção e a ajuda de levá-los a uma forte devoção a Virgem Mãe, sob o título de Senhora das Dores e das Candeias. Por isso quero lembrá-los, ontem foi o padrinho, hoje somos nós romeiros, os responsáveis por essa evangelização”, completou Padre Cícero José.

No final da homilia, em uma só voz, a comunidade agradeceu a Deus pela presença, ensinamento, cuidados e proteção que o Padre Cícero sempre teve com os seus afilhados, o povo nordestino.

 

Participação dos Romeiros

Durante a semana que comemora o nascimento do Padre Cícero muitos são os romeiros que participam dos festejos. Um exemplo são os peregrinos do Terço dos Homens de Vila de Peladas, Caruaru – PE, que há quatro anos fazem sua peregrinação à terra do Padrinho durante este período.

Segundo o senhor Luís Antônio, que organizou a romaria, participar desse momento é renovar as forças para a Caminhada. “Chegamos aqui com 70 homens, pela quarta vez, para renovarmos nossas forças espirituais para a caminhada em busca do reino de Deus” disse.

Outro grupo que também participa da festa são os peregrinos de União dos Palmares – AL, que caminharam 19 dias, para participarem dos festejos ao “Padrinho”.

 

Viva Meu Padrinho

Ao entardecer da noite de ontem, 23 de março, o Largo da Capela do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, já estava preparado para receber os participantes da grande festa. Bandeiras espalhadas, barracas montadas e a alegria já pairava pelo lugar.

A cidade de Juazeiro do Norte e a Nação Romeira aguarda o ano inteiro o momento em que, juntos, cantam os parabéns para o aniversariante, Padre Cícero Romão. A festa, preparada com muita satisfação, congrega todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos, se reúnem em torno da mesa do grande bolo, este ano com 174 metros, medida que representa a idade do “Patriarca do Nordeste”.

Além do bolo quilométrico, juazeirenses e romeiros confeccionam o seu bolo para, participarem do concurso que elege o mais bonito. Para a senhora Maria de Lourdes Gomes, 72, da cidade de Palmares- PE, que participa há vários anos do concurso, o momento significa uma realização “É o maior prazer vir comemorar o aniversário do meu padrinho, é uma realização estar aqui”, disse.

Há zero hora de hoje, o céu de Juazeiro do Norte foi tomado por uma salva de fogos e pelo canto dos parabéns para o fundador do município. Em seguida foi cortado e distribuído o bolo.  

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.