Imbuídos do espírito pascal, missionários da Comunidade Shalom fazem promessas definitivas

06/04/2018 Por: Aline Salustiano
247 visualizações

Durante a noite desta quinta - feira, da oitava da páscoa, dia 05 de abril, dom Gilberto Pastana presidiu, na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, uma missa onde quatro missionários da Comunidade Católica Shalom fizeram as promessas definitivas na Comunidade de Aliança. A celebração reuniu familiares e amigos dos consagrados e foi concelebrada pelos padres Cícero José da Silva, pároco da Basílica, e Fábio Soares, da diocese Garanhuns- PE.

“A comunidade de aliança são esses irmãos que fazem o compromisso com o carisma Shalom, mas são chamados a ser sinal de paz no mundo, na sociedade, no trabalho, no ambiente em que eles vivem. É uma forma de consagração que alcança o meio secular”, explicou Andreia Barros, responsável local, falando ainda que a presença do bispo diocesano é de fundamental importância devido à consagração ser feita em vista da Igreja, da diocese.

O rito de promessas definitivas iniciou após o evangelho, com a chamada e petição dos candidatos. Depois da homilia, cada um deles foi convidado à frente do altar, onde confirmaram, respondendo ao interrogatório, o desejo de se doarem definitivamente a Deus através do carisma Shalom. Os quatro se ajoelharam diante do bispo e a assembleia invocou o Espírito Santo, cantando o hino Veni Creator. A partir daí Maria Doraci Ferreira da Silva, Antônio César Pereira de Melo, Francisca Vital do Monte e Luana Pinheiro de Macêdo foram acolhidos como membros definitivos da Comunidade Shalom.

“Minha alegria é saber que esse voto é para sempre. Sinto-me feliz, sou feliz na comunidade e hoje, em especial, por ter dado este passo tão importante. Quero permanecer no carisma até o fim da minha vida”, expressou Luana, que é natural de Natal e está em Juazeiro do Norte, a pouco mais de um ano, em missão.

No momento do ofertório, os neo-consagrados colocaram no altar a carta, feita a próprio punho, com a fórmula das promessas definitivas e, ao final da celebração, cada um recebeu o abraço do bispo, dos padres e da responsável local.

Consagrados para servirem

Durante a homilia dom Pastana falou sobre a importância daqueles que se doam ao anúncio do evangelho, testemunharem a ressurreição do Senhor se colocando a serviço. “Felizes aqueles que vivem alguns carismas, mas esses carismas não devem serem vivenciados em função de nós mesmos. Não somos testemunhas de nossa espiritualidade, somos testemunhas de Jesus Cristo e esse testemunho não é o falar, mas o agir, agir como Cristo, pensar como Cristo, amar como Cristo para ser testemunho de Cristo no mundo, na comunidade, na paróquia, na diocese”, falou.

O encontro pessoal com Jesus, que gera compromisso comunitário, também teve destaque na fala do pastor diocesano. “Testemunhamos Jesus Cristo, a ressurreição que nós vivemos e fazemos isso não com propaganda, nem proselitismo, mas por convicção, porque experimentamos, porque Ele apareceu a nós. Ninguém me pede para fazer, eu faço porque eu toquei, porque eu vi, porque eu experimentei, porque recebi, mas recebi na igreja. Vejam que eles (os apóstolos) estavam em comunidade. Jesus não aparece individualmente a ninguém justamente para mostrar o caráter comunitário dessa experiência de fé eclesial que faz com que nos comprometamos em diversos níveis”, disse.

Shalom em Juazeiro

A Comunidade Católica Shalom está presente em Juazeiro do Norte há dezesseis anos, contando hoje com noventa e sete membros da Comunidade de Aliança e vinte da comunidade de vida, que são aqueles que vivem dentro da vida comunitária e partem em missão para qualquer lugar do mundo.

Além da missão com os jovens, eles também são os responsáveis pelo Albergue Santa Bernadete, que acolhe moradores de rua, e assumiram, nesta semana, a missão de fazer evangelização na cadeia masculina de Juazeiro, junto à Pastoral Carcerária Diocesana.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE) Link (http://diocesedecrato.org/imbuidos-do-espirito-pascal-missionarios-da-comunidade-shalom-fazem-promessas-definitivas/)



Galeria de Fotos: