Missa do Padre Cícero, no tempo da Quaresma.

Missa do Padre Cícero, no tempo da Quaresma.

Categoria: Basílica

22/02/2015 Por: Administrador


Sexta depois das cinzas. O que é o Jejum e qual o seu verdadeiro sentido para a nossa fé. Estamos na Quaresma. Esta prática é demais por cabível para a nossa mudança de vida. O povo do evangelho de hoje (Mt 9,14-15) não conseguia entender bem como aplicar em suas vidas o real jejum agradável a Deus. Jejum não significa tristeza. Jejuar é preparar-se para algo grandioso que vem, quando jejuamos, nos abstemos de alimento porque cremos que o nosso alimento essencial é a Graça de Deus dada através de Jesus. Um jejum que não é bem entendido, pode trazer consequências funestas à saúde e essa não é a vontade de Deus. Os nutricionistas sempre alertam que nosso organismo deve estar bem alimentado a cada três horas. Mas voltemos ao evangelho. Os discípulos de João Batista e os fariseus faziam Jejum, mas os discípulos de Jesus não faziam. E agora, quem estava certo? O evangelho não é uma manifestação contra o jejum, mas quer colocá-lo em seu devido lugar, para que se possa compreender o seu sentido. O profeta Isaías (1ª leitura Is 58,1-9) nos diz que o jejum que faz o nosso Deus feliz conosco está na nossa atenção para com aquele que sofre. Quando nos colocamos no lugar do pobre estamos fazendo a vontade de Deus. Deus ama o pobre. O jejum do alimento, mas também do nosso tempo e disposição para fazer com que o sofrido sinta-se amado por Deus, eis a lição da Quaresma.

Hoje é dia 20. Lembrando o nosso Padre Cícero, aprendamos com o seu exemplo. Ele jejuou muita coisa em vida, para fazer o pobre ser mais feliz. Que a caridade nos edifique neste dia.

Padre Aureliano Gondim.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.