Na Semana Padre Cícero encontro discute o papel dos rezadores e rezadeiras de Renovação

Na Semana Padre Cícero encontro discute o papel dos rezadores e rezadeiras de Renovação

Categoria: Basílica

24/03/2019 Por: Aline Salustiano


1.684 visualizações


Como parte da programação da Semana Padre Cícero aconteceu ontem, 23 de março, o primeiro Encontro com os rezadores e rezadeiras da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus. O encontro, promovido pela Comissão de Pastoral de Romaria, aconteceu na Paróquia de São Francisco das Chagas e reuniu leigos e leigas de várias comunidades paroquiais de Juazeiro do Norte.

Durante o encontro a Comissão de Pastoral de Romaria esteve representada pelo o pároco/reitor da Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva, os padres da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Salesianos,  padre Cícero Oliveira e padre Ricardo Sobrinho, pelo pároco do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei João Batista, pelo Frei Raimundo Barbosa e pelo Professor José Carlos dos Santos.

O momento foi assessorado pelo professor e memorialista Renato Dantas que ouviu histórias, partilhou experiências e reforçou a atuação de cada rezador e rezadeira para a continuação do ensinamento do Padrinho Cícero. “Estes homens e mulheres são os agentes que levam para as famílias a religião Católica. Eles precisam entender que a Renovação é um elemento que possibilita as famílias um olhar sobre a religião. Precisamos ter uma compreensão da tradição dessa prática”, enfatizou.

Ao fixar morada em Juazeiro do Norte, no ano de 1871, Padre Cícero incentivou os moradores a entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus em seu lar. Na sala de entrada da residência, conhecida popularmente como a “sala do santo”, um altar é montado com as imagens dos Corações de Jesus e de Maria. Deste modo, uma vez por ano, amigos e familiares celebram com leituras e cânticos a renovação de sua fé no Cristo Jesus.

Para Francisco Mário da Comunidade de São Pedro Apóstolo, Paróquia do Menino Jesus de Praga em Juazeiro do Norte, o encontro favoreceu a troca de experiência e o início do diálogo entre a Igreja e a devoção popular. “Esse encontro é um momento de compartilhamento da vivência da Renovação em nossa cidade. Uma expressão próxima do povo e que necessita de uma valorização. Hoje aconteceu um passo para o diálogo entre a Igreja e a devoção popular para que se tenha uma coerência da propagação da fé em Jesus Cristo”, disse.

Além de partilhares suas experiências, os participantes receberam orientações de como vivenciarem, junto às famílias, a prática popular da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus. O momento foi encerrado com a partilha do ‘Café do Santo’ como acontece após o ato da Renovação nas famílias.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.