Na Solenidade de Pentecostes, fiéis participam de missa em memória ao Padre Cícero

Na Solenidade de Pentecostes, fiéis participam de missa em memória ao Padre Cícero

Categoria: Basílica

20/05/2018 Por: Aline Salustiano


 

Na manhã deste domingo, 20 de maio, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, o largo da Capela do Perpétuo Socorro esteve repleto de fiéis que fizeram memória a vida e as virtudes do Padre Cícero Romão. A celebração Eucarística, que acontece tradicionalmente todo mês, foi presidida pelo bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana e concelebrada pela comunidade de padres da Basílica Santuário, padres diocesanos e padres romeiros.

Na homilia, o pastor diocesano de Crato enfatizou a importância da Solenidade de Pentecostes como um fato marcante para a Igreja, início da ação evangelizadora. “Hoje celebramos um dia especial em nossa vida pessoal e comunitária. Celebramos Pentecostes, ou seja, a concretização da promessa de Jesus aos seus discípulos e discípulas, quando ele dizia: ‘eu vou para o Pai, mas vocês não ficarão órfãos, eu lhes enviarei o Espírito Santo’. Hoje, meus irmãos e minha irmãs, nós não só recordamos, mas atualizamos em nossas vidas essa verdade de Jesus”, disse.

Com a profusão do Espírito Santo, os discípulos “perderam o medo e se alegraram” e começaram a entender o que Jesus disse: “se o Pai me enviou eu também vos envio’, vocês são enviados assim como eu também fui enviado do Pai. Saiam e anunciem pelo mundo essa vida verdadeira que estão vivendo comigo”, enfatizou.

Dom Gilberto recordou que após a efusão do Espírito Paráclito, Jesus envia em missão os discípulos lhes ordenando um serviço e instituindo um Sacramento para a Igreja.  “O Evangelho diz que Jesus dá um serviço aos discípulos ‘aqueles que vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados e aqueles que vocês não perdoarem, eles serão retidos’, então os discípulos recebem essa recomendação do Senhor que se torna para nossa Igreja o sacramento da reconciliação”, pontuou.

O pastor diocesano ainda enfatizou a diversidade de dons do Espírito existentes na Igreja e como eles devem estar em unidade para a construção do Reino de Deus. “Veja na Igreja, quantos ordens religiosas, quantos ministérios, quantos serviços, mas todos ligados à Igreja diocesana e paroquial. A grande tentação é cada um pensar a Igreja a partir de si. Deve-se pensar a pastoral, o movimento, a espiritualidade a partir da Igreja, do único Espírito de Deus, e isso a gente só constrói quando vive esse diálogo. Igreja é povo de Deus, corpo de Jesus Cristo, templo do Espírito Santo, comunidade salvífica. É isso que o Espirito de Deus faz acontecer em nossas vidas, e como é bom vivermos essa realidade sacramental em nossa comunidade,” destacou.

 “Vocês estão cheios do Espírito de Deus. Renovaram na Crisma esse Espírito, presente desde o Batismo. Vivam com intensidade esse dom de Deus em suas vidas”, finalizou dom Gilberto se dirigindo a assembleia.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.