Procissão e missa reúnem devotos de São Sebastião na Paróquia de Nossa Senhora das Dores

Procissão e missa reúnem devotos de São Sebastião na Paróquia de Nossa Senhora das Dores

Categoria: Basílica

22/01/2018 Por: Aline Salustiano


A senhora Terezinha dos Santos de Lima, 67 anos, moradora de Juazeiro do Norte, fechou seu ponto no mercado do Pirajá mais cedo que o habitual para participar da procissão de São Sebastião. Ela e muitos romeiros que visitam Juazeiro do Norte, reuniram-se na tarde do último sábado, 20 de janeiro, no largo da Capela do Socorro para participarem da procissão de encerramento da Romaria dedicado ao soldado romano.

A procissão, prática antiga que expressa publicamente a fé Católica, percorreu as principais ruas de Juazeiro do Norte em direção a Basílica Santuário. “Participar da procissão é uma maneira de agradecer pela força e coragem que Deus me dá a cada dia”, disse a devota.

Uma multidão de fiéis aguardava, na Casa da Mãe das Dores, a chegada do andor com a imagem do Santo e o início da Celebração Eucarística que foi presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Antônio Romão (Padre Toninho).

Em sua homilia, Padre Antônio lembrou das virtudes de São Sebastião que o levaram a seguir os passos de Deus. “São Sebastião deu a sua vida e seguiu a Nosso Senhor até o fim, sendo presença real de Deus com a sua conversão, com seu discipulado e com o seu seguimento. Tanto é que o veneramos e pedimos sua intercessão, porque ele foi nesta terra sinal e manifestação da bondade e da força de Nosso Senhor”, disse o padre.

Durante a Romaria dedicada a São Sebastião, que teve início no dia 17 de janeiro, foi celebrado um tríduo que reuniu um grande número de romeiros vindos de várias cidades do Nordeste.

 

A prática das Procissões

As procissões são práticas antigas e simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à Casa do Pai. Enquadradas como rito religioso, ou seja, como uma manifestação de culto público a divindade, se encontra em todos os povos e religiões.  Para os participantes, seguir uma procissão é seguir Jesus que também andou em procissão rumo ao Calvário onde teria conquistado a salvação de toda a humanidade. 

 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.