Religioso é ordenado presbítero na Basílica Santuário

Religioso é ordenado presbítero na Basílica Santuário

Categoria: Basílica

19/05/2018 Por: Aline Salustiano


 

Sob o olhar amoroso da Mãe das Dores e com toda a riqueza da Vigília de Pentecostes, na noite de hoje, 19 de maio, aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário,  a celebração na qual, pelas mãos do bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, sob a assistência do representante provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, padre Antônio Lauri de Souza, o diácono Emiliano Dantas Soares foi ordenado presbítero.

A celebração Eucarística contou com a participação de padres e diáconos diocesanos, padres Josefinos, religiosos, religiosas, seminaristas, familiares, amigos do ordenado e fiéis que lotaram a Casa da Mãe das Dores.

“Caro diácono Emiliano Dantas tu como presbítero evangelizarás em uma diocese, cuida para ser exemplo do teu fundador, para te identificares com os pobres servindo a Deus, a Igreja e na tua congregação”, enfatizou dom Gilberto Pastana após relembrar a história de São Leonardo Murialdo, fundador da Congregação de São José.

Após a homilia iniciou-se o rito de ordenação com a interrogação do bispo ao candidato que expressou o seu propósito de exercer o ministério segundo a mente de Cristo e da Igreja, a ladainha dos santos, implorando a graça de Deus em favor do candidato, a imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice,  passos que constituem a ordenação presbiteral, segundo o Pontifical Romano.

No final da celebração, Emiliano Dantas recebeu um chapéu de palha de sua madrinha de ordenação, a Irmã Annette Dumoulin, que estabeleceu uma relação do símbolo do romeiro com o Padre Cícero Romão e seu exemplo de uma Igreja em saída. “Meu afilhado é romeiro. Desde pequeno é romeiro da Mãe das Dores e do padrinho Cícero. Uma das virtudes do Padre Cícero Romão, reconhecida na carta de reconciliação da Igreja, foi a sua vivência de uma Igreja em saída é por isso que o padre tem que preservar a cabeça. O sol do Ceará é quente! Por isso meu afilhado, pega esse chapéu, seja um sacerdote em saída,”, disse.

O neo-sacerdote Emiliano Dantas continuará na Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, onde desde fevereiro de 2018, exerceu parte do seu diaconato, ao lado do pároco Padre Geraldo Luiz Canaver e do também vigário paroquial Gilberto Floresça da Câmera, todos pertencentes a Congregação dos Josefinos de Murialdo.

 

Despertar vocacional

Durante a semana que antecedeu a ordenação sacerdotal, a comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores acolheu missionários que visitaram as famílias em um momento de despertar vocacional. Para a Irmã Maria Renata da Congregação Apóstolos da Sagrada Família, o momento foi enriquecedor.  “A missão foi uma experiência diferente pelo fato dessa terra já ser um lugar evangelizado. Foi uma experiência nova, fomos evangelizados com a fé popular que aqui é muito forte. Foi algo muito positivo”, disse.

 

Sacramento da Ordem

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: diaconato, o presbiterado e o episcopado (CIC 1536).

A unção do Espírito tem caráter espiritual indelével, configura o presbítero a Cristo sacerdote, o tornando capaz de agir em nome de Cristo Cabeça. Sendo cooperador da Ordem episcopal, ele é consagrado para pregar o Evangelho, para celebrar o culto divino, sobretudo a Eucaristia, da qual o seu ministério recebe a força, e para ser o pastor dos fiéis. (CIC 1562 – 1567; 1595).

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.