Categoria: Basílica
02/02/2025 Por: Assessoria de Comunicação
Fortalecidos pela fé que impulsiona o nosso caminhar e na esperança que nos sustenta, chegamos ao fim de mais uma Romaria. Foram cinco dias intensos de reencontros fraternos e renovação do compromisso de estarmos com os olhos fitos na luz que resplandece de Cristo, o verdadeiro Salvador.
Neste momento é impossível não olhar para trás e reconhecer a graça do Senhor presente em cada detalhe, desde a chegada dos primeiros romeiros até esta hora de despedida. A fé precisa ser acompanha de boas obras, por isso, mais do que um ponto final, este encerramento é um envio missionário, a fim de que cada romeiro retorne para a sua cidade de origem com o propósito de propagar à Palavra e o Reino de Deus.
Sempre faço questão de repetir o iluminado ensinamento do Padre Cícero Romão que disse certa vez: “a gratidão é uma virtude que vem do céu”. Aqui, temos motivos de sobra e pessoas a quem agradecer. Afinal, uma romaria como esta exige que muitas mãos generosas se coloquem à disposição para o bom êxito das ações nos mais diversos campos.
Ao nosso bispo diocesano e pai espiritual, dom Magnus Henrique, nossa gratidão. Em nome dele, dedico igual agradecimento aos bispos que vieram tomar parte na alegria de celebrar à Festa da Luz: dom Geraldo Freire, bispo da Diocese de Iguatu - PE; dom Agnaldo Temóteo, bispo da Diocese de Garanhuns – PE; dom Eraldo, bispo da Diocese de Patos, Paraíba, e dom José Vicente, bispo da Diocese de Salgueiro – PE.
Aos irmãos padres que foram presença nas concelebrações e, especialmente, àqueles que foram auxílio necessário na hora de colocarmos os ouvidos a serviço e oferecermos a graça sacramental da penitência ao povo que a buscou, nosso abraço fraterno. Estimados diáconos permanentes e transitórios, seminaristas, religiosos e religiosas saibam que nosso agradecimento também é extensivo a vocês.
Muitos são os nomes que ficam nos bastidores, mas são pilares para a nossa ação evangelizadora e social. Por isso, muito obrigado aos colaboradores da Casa da Mãe das Dores, membros de pastorais, novas comunidades, os voluntários da Vila Tabuleiro e os que trabalham com o Instituto Monsenhor Murilo.
Agradecemos também à Prefeitura Municipal, por meio das suas secretarias. Aqui, de forma bem particular, cito à Secretaria Municipal de Turismo e Romaria, à Secretaria de Saúde, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o Departamento Municipal de Trânsito, à Guarda Civil Metropolitana, à Polícia Militar do Ceará, os Escoteiros, Socorristas e à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). Aos profissionais da limpeza urbana que colaboram para que os nossos espaços se mantenham limpos, nosso reconhecimento e gratidão.
Aos veículos de comunicação: imprensa diocesana, local e romeira, que contribuem com a propagação das romarias para a região e o mundo, nosso muito obrigado pela soma nas ações. Agradecemos, igualmente, às empresas patrocinadoras e aos Benfeitores da Mãe das Dores que tornam possíveis as ações de manutenção da Casa da Mãe das Dores.
Encerro os agradecimentos pedindo uma calorosa salva de palmas a essa grande Nação Romeira que está presente em Juazeiro do Norte hoje, mas também a todos aqueles que nos acompanham de casa pela TV Mãe das Dores. A fé que vocês demonstram nos inspira na caminhada missionária e eclesial.
Neste Ano Santo, olhemos para Maria: vida, doçura e esperança nossa; pedindo que a mesma coragem da Mãe de Deus esteja presente em nós, a fim de que cumpramos no cotidiano a ordem dada por ela nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Na certeza de que a luz da fé que nos guia foi reanimada nesta romaria das Candeias, sigo confiante ao dizer Deus permanece no comando de tudo e, juntos, nós somos mais fortes.
Padre Cícero José da Silva
Reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.