Categoria: Basílica
17/06/2023 Por: Nayane Moreira - Jornalista
Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, os três dias que antecederam a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foram de festa. Com exercícios espirituais, adoração ao Santíssimo e celebrações eucarísticas, os devotos, desde o dia 13 de junho, rendiam louvores especiais ao “Coração que tanto amou os homens”. Nesta sexta-feira (16), a primeira após a oitava de Corpus Christi, o povo de Deus se reuniu às 18h para finalizar os festejos com a solene Eucaristia, seguida da renovação paroquial.
Em dia tão augusto, a fraternidade sacerdotal da Casa da Mãe das Dores estava presente por completo no presbitério. O Padre Cícero José, reitor da Basílica, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelos vigários paroquiais: Padre Paulo Borges, Padre Filipe Gonçalves e Padre Raimundo Pedro.
“A missão de um cristão é gestar para o céu e só vai conseguir gestar quem deixar o coração se tornar morada de Deus”, disse o Padre Cícero José durante a reflexão do Evangelho, onde o próprio Jesus apresentou o caminho para chegar à Pátria Celeste: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11, 29-30).
Seja sempre amado, bendito e glorificado o Coração Triunfante de Jesus
Finalizada a Santa Missa, os fiéis e o corpo litúrgico se dirigiram ao altar lateral da Casa da Mãe das Dores, onde está a imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Margarida Maria, para o momento da renovação paroquial.
No Nordeste, em especial na região do Cariri, a prática da renovação das famílias ao Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria foi amplamente difundida pelo Servo de Deus Padre Cícero Romão que, ao “mudar-se para o céu”, deixou este legado devocional como uma importante herança espiritual abraçada pela maior parte das famílias católicas de Juazeiro do Norte e arredores.
O Padre Cícero José conduziu as orações próprias ao momento. Uma delas ensina que “a renovação das famílias ao Sagrado Coração de Jesus é uma das mais eficazes maneiras para fortalecer a fé, intensificar a vivência da religião, atrair bênçãos e favorecer a harmonia entre os familiares.”
O devocional foi concluído com sonoros “vivas” e a aspersão de água benta. No entanto, como é tradição, antes de ir para casa, os fiéis foram convidados a passar na Praça da Pietá para a partilha do “Café do Santo” (lanche oferecido após a renovação)
Para Marinalva Leite, coordenadora do Apostolado da Oração na Basílica, este é um momento de grande responsabilidade, uma vez que, diante de tão importante solenidade, faz-se também necessário “zelar pela tradição e conservá-la de acordo com os dias atuais”. E completou dizendo: “são memórias espirituais e históricas que preservamos”.
Saiba mais
Embora a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus seja móvel, este ano, a data foi justamente a mesma em que há 148 anos, no dia 16 de junho de 1875, o Papa Pio IX expandiu a solenidade para o mundo e consagrou toda a Igreja ao Coração Santo.
A instituição do pontífice aconteceu mais de 200 anos após as aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria, religiosa francesa a quem Jesus revelou o amor pela humanidade e consequente desejo pela salvação de todos, mesmo diante dos desagravos sofridos ao Santo Coração.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.