Caminhar com Maria em meio aos sofrimentos

Caminhar com Maria em meio aos sofrimentos

Categoria: Basílica

08/09/2024 Por: Fabrício Furtado


 

Neste domingo, 8 de setembro, teve início na Basílica de Juazeiro do Norte a Coroa das Dores de Nossa Senhora. Na celebração deste devocional, a cada meditação, uma espada é cravada no coração da imagem de Maria Santíssima, fazendo menção ao sofrimento que transpassaria a sua alma ao passar por sete momentos da vida de Jesus descritos pelas Sagradas Escrituras: a profecia de Simeão; a fuga para o Egito; a busca pelo Menino, perdido em Jerusalém; o encontro com Cristo carregando a Cruz; Sua morte no Calvário e, por fim, o sepultamento.

De acordo com o Diácono Permanente Francisco Martins, que conduziu a meditação, esta devoção, que surgiu nos idos de 1617, é mais uma oportunidade para “reconhecer Maria ao lado do Filho que sofre”. Durante o momento, envoltos pelo sentimento filial, os devotos se unem à Mãe e contemplam, emocionados, o transcorrer do rito, marcado por orações e benditos piedosos.

       “Celebrar as dores de Maria é também celebrar as alegrias da ressurreição, a alegria de viver no céu contemplando o Filho e encorajando aqueles que aqui na terra são peregrinos. Somos todos romeiros do Reino e, mesmo atravessando o Vale de Lágrimas e os desertos da vida, é preciso ter fixos os olhos no céu”, ensinou o reitor da Basílica, Padre Cícero José.

         A romeira cearense, Natalina Sousa, incluiu a Coroa das Dores no roteiro de peregrinação dela há três anos, após o alcance de uma graça especial. “Em 2021, a minha mãe teve Covid-19 por três vezes seguidas e eu pedi a Nossa Senhora que se ela se recuperasse sem nenhuma sequela, enquanto vida eu tivesse e pudesse vir a Juazeiro em romaria, eu viria usando os trajes de Nossa Senhora”.

      Até o dia 14 de setembro, véspera da Solenidade da Padroeira, os fiéis poderão participar do momento devocional que acontecerá sempre ao meio-dia, com exceção do dia 13 que será realizado às 11h, na Basílica Santuário, seguido pela bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.