Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero celebra com a Nação Romeira de Gararu (SE) a primeira missão de 2026

Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero celebra com a Nação Romeira de Gararu (SE) a primeira missão de 2026

Categoria: Basílica

09/01/2026 Por: Nayane Moreira | Jornalista


A Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero realizou, nesta sexta-feira, 9 de janeiro, a sua primeira missão de 2026, celebrando com a Nação Romeira da cidade de Gararu, no sertão de Sergipe, a abertura dos festejos em honra ao Bom Jesus dos Aflitos. Situado às margens do Rio São Francisco, o município é marcado pela religiosidade popular e pela forte vivência comunitária da fé.

A missão contou com a presença do reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, acompanhado por membros do setor de comunicação da Basílica, que estiveram em Gararu para participar do início do novenário e fortalecer os laços de comunhão entre a Igreja de Juazeiro do Norte e a comunidade local.

A programação teve início a cerca de um quilômetro da Igreja Matriz, no povoado Oiteiro. No local, foram rezadas as orações devocionais da primeira noite do novenário em honra ao Bom Jesus dos Aflitos, encerrando-se com a Benção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão até a Igreja Matriz, entoando benditos tradicionais que fazem parte da caminhada da Fé Romeira, tão presentes em Juazeiro do Norte e acolhidos com devoção pelo povo de Gararu.

Na chegada à Matriz, teve início a Santa Missa, presidida pelo Padre Cícero José. Logo no início do rito, a Imagem de Nossa Senhora das Dores foi acolhida pela comunidade e entregue ao pároco de Gararu, Padre Pedro do Carmo, como presente da Caravana à paróquia local, simbolizando unidade, comunhão e a proximidade espiritual entre Juazeiro do Norte e Gararu.

Ao comentar a importância da presença da Caravana, o pároco destacou: “Foi uma alegria para toda esta comunidade acolher a Caravana da Mãe das Dores para o início do novenário. Com certeza é um momento ímpar para a nossa comunidade.”

Durante a homilia, Padre Cícero José reforçou o sentido do encontro e da perseverança cristã: “Se aqui nós estamos desde cedo é porque queremos alcançar o céu. Jesus não quer só passear, Ele quer ficar, permanecer, porque quando Ele está em nós tudo é transformado.”

Ao final da celebração, a Imagem de Nossa Senhora das Dores, agora presente na paróquia, foi abençoada e permanece como símbolo de unidade e expressão da fé da Nação Romeira, fortalecendo os vínculos espirituais entre o sertão sergipano e Juazeiro do Norte.

10 anos de missão

Em 2025/2026, a Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero celebra dez anos de atuação missionária. O projeto tem como finalidade percorrer comunidades, paróquias e dioceses, levando a espiritualidade mariana e o legado pastoral do Padre Cícero, promovendo momentos de celebração, evangelização e fortalecimento da identidade romeira. Ao longo dessa trajetória, a Caravana se consolida como sinal de uma Igreja em saída, que caminha com o povo e valoriza a religiosidade popular como instrumento de anúncio e comunhão.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.