Caravana da Mãe das Dores e do Pe. Cícero visita Altinho (PE) para celebrar os 20 anos da Missa do Romeiro

Caravana da Mãe das Dores e do Pe. Cícero visita Altinho (PE) para celebrar os 20 anos da Missa do Romeiro

Categoria: Basílica

29/05/2023 Por: Nayane Moreira | assessoria de comunicação


Distante pouco mais de 490 km da cidade de Juazeiro do Norte, o município de Altinho, localizado no Agreste pernambucano, acolheu pela primeira vez neste domingo (28) a visita da Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero. O encontro tinha motivo especial: a celebração dos 20 anos da tradicional Missa dos Romeiros e o encerramento do mês mariano junto às comunidades que formam a Paróquia de Nossa Senhora do Ó. 

O momento festivo teve início na entrada Sul da cidade quando, aos poucos, os membros das dezessete comunidades chegavam com os andores nos ombros, identificados pela imagem dos mais diversos padroeiros dos bairros e distritos, que iam desde Nossa Senhora de Fátima até o Pai Seráfico, São Francisco. 

Na concentração, o Padre Cícero José, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte - CE, e o Padre José Fernando, vigário paroquial de Altinho, aguardavam a chegada da caminhada que havia sido iniciada por volta das 15h, partindo da Comunidade de Quilombo, sob a animação do pároco, Padre Joseilson Gomes. Entre cumprimentos e sorrisos, vez ou outra, alguns dos romeiros presentes se aproximavam dos dois sacerdotes e confabulavam: “Já fiz dez (quinze, duas…) viagens a Juazeiro e este ano, se Deus permitir, irei de novo”. 

Quando os caminheiros chegaram, já no entardecer, uniram-se a quem esperava. Os andores enfileirados coloriam as ruas da cidade em uma autêntica manifestação pública de fé. No entanto, não tardou para que a chuva, que há tempos dava sinais que chegaria, começasse a cair. Os mais precavidos abriram os guarda-chuvas que traziam, já outros completaram o curto percurso até a igreja Matriz debaixo d’água, que ao banhar as terras sertanejas torna-se sinônimo de alegria e esperança. 

 

Vinde, Espírito Santo!

 

No solene domingo de Pentecostes, após a caminhada, os inúmeros fiéis presentes participaram da Santa Missa. A solenidade acontece 50 dias após a Páscoa, maior festa cristã.

Na homilia, o Padre Cícero José lembrou que a Igreja precisa estar aberta a graça de guiar os seus trabalhos pela ação do Paráclito: “Se nós queremos transformar a face da terra e levar o Evangelho aos quatro cantos do mundo, tem que ser pela ação do Espírito Santo”. O sacerdote ainda destacou o testemunho missionário dos paroquianos: “Que bom presenciar esta comunidade, Paróquia de Nossa Senhora do Ó, ser uma Igreja viva que se encontra para dar testemunho de uma ação missionária vivida neste mês mariano. E não existe ninguém melhor do que Maria para nos ensinar a ser morada de Deus”, disse. 

Ao final da celebração, o padre Joseilson agradeceu a presença do Padre Cícero José e dos colaboradores que com ele formavam a comitiva da Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero e os presenteou com um quadro de Nossa Senhora do Ó. Já a Paróquia visitada recebeu como oferta e sinal da presença de Juazeiro em meio ao povo Altinense uma imagem de Nossa Senhora das Dores. 

 

Vamos caminhar juntos!

 

Nas caravanas é comum que os romeiros de regiões circunvizinhas venham tomar parte na alegria. O Sérgio Ricardo era um deles. O artesão trouxe a mãe, esposa e filha da cidade de Cachoeirinha - PE, que fica a aproximadamente 22 km do município de Altinho. 

“A gente se sente muito feliz de poder participar e escutar a Palavra de Deus. E sempre que a Caravana vem para algum lugar que está ao nosso alcance ir, nós vamos”, disse. Ele usava o Chapéu de Palha na cabeça, símbolo do romeiro, e que o acompanha sempre, segundo relatou. Sérgio é daqueles peregrinos que herdou a fé da mãe que trazia ele e os irmãos a Juazeiro quando eram crianças. Desde então, já são mais de 30 viagens à Capital da Fé.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.