Uma tradição que se mantém firme a cada ano é atração especial durante as festividades da padroeira há quase 45 anos em Juazeiro do Norte. A tradicional Procissão das Carroças encantou, mais uma vez, a todos os romeiros e juazeirenses ao conduzir a imagem de Nossa Senhora das Dores por ruas do município, na tarde deste domingo (11).
A programação, organizada pela família Bezerra de Menezes, fundadora da União dos Carroceiros de Juazeiro, atual Fundação Leandro Bezerra de Menezes, é programação aguardada pelos milhares de devotos que vivenciam a festividade neste mês de setembro. Com zelo e carinho, os mais de 80 carroceiros ornamentaram suas carroças e animais em um verdadeiro desfile de fé e emoção pela Rua São Pedro com destino à Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde foi celebrada, às 19h, a Santa Missa, presidida pelo vigário geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente, e concelebrada por padres da Basílica Santuário e padres romeiros.
A tradicional procissão das carroças teve início às 17h, com a presença da família Bezerra de Menezes. O pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, Padre Cícero José, realizou a bênção para o início do cortejo. Para os carroceiros, o desfile garante graças de Deus pela intercessão da Mãe das Dores para todas as famílias participantes.
O carroceiro Antônio Severiano Rocha participa há 40 anos da programação, herdando a tradição de seus pais. “Eu comecei esta procissão ainda solteiro com meu pai e minha mãe. Hoje, continuo realizando esse desfile ao lado de minha família”, afirma o devoto de Nossa Senhora das Dores que caprichou na ornamentação de sua carroça para homenagear a padroeira de Juazeiro.
Por Ingrid Monteiro - Amex
Comentários:
Inscreva-se em nossa Newsletter
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.