Crianças e jovens recebem pela primeira vez o Corpo e Sangue de Jesus
Categoria: Basílica
07/11/2016 Por: Administrador
1.466 visualizações
Era visível a emoção de cada catequizando que vivenciou, neste domingo (6), a graça de receber, pela primeira vez, o Corpo e o Sangue de Cristo. A celebração especial foi realizada, às 9h, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, e, às 17h, na Capela de São João Batista (Horto), neste último domingo (06), reunindo 103 crianças e jovens, de 8 a 16 anos, para receber o Sacramento da Comunhão.
Com a presença dos familiares, a Santa Missa na Basílica Santuário foi presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário, padre Cícero José, e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Antônio Romão (padre Toninho). Uma celebração emocionante, em que, durante a homilia, padre Toninho destacou a importância do sacramento. “Vocês, crianças, recebem pela primeira vez Jesus na Eucaristia, Aquele que foi e é o alimento de todos os santos. Essa é a primeira de muitas vezes que vocês farão essa experiência no decorrer da vida. Não desistam jamais de buscar a Deus, não esqueçam o que os catequistas ensinaram. Comunguem e se confessem não porque é obrigatório, mas porque vocês precisam de Deus e querem estar perto Dele”, orientou o sacerdote.
Na Capela de São João Batista, a celebração de Primeira Eucaristia foi presidida pelo padre Antônio Romão e concelebrada pelo padre Cícero José. “Todos nós, que somos batizados, somos inseridos na comunidade de Jesus e temos a missão de valorizar este compromisso. Vocês estão dando os primeiros passos ao participar da Eucaristia, mas não basta só participar, temos que nos configurar a Cristo, deixar que as nossas ações sejam as ações de Deus, pois a santidade é construída no dia a dia”, pontuou padre Cícero José.
Em preparação para a Primeira Eucaristia, o grupo participou do Catecismo, com encontro aos sábados, durante dois anos. Segundo a coordenadora da Pastoral de Catequese, Zaílma de Macedo, a preparação contou com ensinamentos da Palavra de Deus, estudo bíblico, educação na fé cristã e motivação da prática do Evangelho, de acordo com o Diretório Nacional da Catequese (DCN) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Este momento especial, que completa a iniciação cristã, certamente ficará marcado na memória e no coração destas crianças e jovens, assim como na história da Paróquia Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário que vivencia o seu Centenário (1917 - 2017).
Comentários: