Dom Fernando sinalizou um "até breve" na despedida da Forania II
Categoria: Basílica
21/12/2016 Por: Patricia Mirely
2.781 visualizações
Dom Fernando se despediu nesta terça-feira das paróquias e comunidades de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro do Norte, municípios que compõem a região forânea de número 2, com missa em ação de graças celebrada na Igreja de São Francisco das Chagas, também chamada de “Santuário dos Franciscanos”, em Juazeiro.
A chegada de Dom Fernando trouxe emoção e fé aos fiéis que lotaram a Matriz. As crianças, os jovens, os idosos todos levantaram ao ver o pastor seguir em cortejo processional com os padres da região.
Aclamado, principalmente, pelos romeiros do padre Cícero, da Mãe das Dores e de São Francisco, para os quais sinalizou com um “até breve”, o bispo, jubiloso, agradeceu a acolhida e rendeu graças pelos momentos vivenciados.
– Eu quero agradecer a esta Forania, tão caracterizada pelo fervor romeiro. Muito obrigado pela acolhida calorosa, sobretudo, aquela vinda das pessoas mais simples, mais humildes, que comoveram o meu coração. Saio da diocese com este testemunho que vocês me deram e continuam me dando, sempre. Obrigada pela amizade sincera, pela oração e pelo apoio nos momentos mais difíceis da nossa caminhada – disse.
O último dia do bispo na Forania começou com a tradicional missa do dia 20, durante a qual também agradeceu ao Papa Francisco pela reconciliação histórica da Igreja com o “padim” do povo romeiro.
Com seus cartazes, os fiéis romeiros deram adeus ao bispo, homenageado com dança litúrgica, apresentada pelas Novas Comunidades e Renovação Carismática Católica (RCC) após a cerimônia eucarística de despedida.
Em reconhecimento aos tantos benefícios dispensados à Forania, Dom Fernando ainda foi presenteado com um quadro, no qual aparece segurando o báculo à época de sua ordenação episcopal.
O diácono permanente Antônio Aldemir Macêdo Santana, falando em nome dos demais, agradeceu a Dom Fernando, pelas dezesseis ordenações diaconais e, de modo especial, também lhe rendeu graças pelo empenho incansável à causa do padre Cícero.
– Nossa eterna gratidão e orações a Dom Fernando que canalizou todas as suas forças pela reabilitação do padre Cícero. Mesmo o senhor se afastando, conte sempre com os seus diáconos!
O vigário forâneo, padre Valdênio Nergino, da Paróquia São João Bosco, de Juazeiro do Norte, também fez menção aos grandes feitos do bispo, tais como as Santas Missões Populares, a acolhida do 13º Intereclesial das CEBs, a elevação da Igreja-Matriz de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte à condição de Basílica Santuário, além de fomentar estudos à memória histórica do padre Cícero Romão Batista.
Comentários: