Devotos da Mãe das Dores se emocionam na despedida do romeiro

Devotos da Mãe das Dores se emocionam na despedida do romeiro

Categoria: Basílica

15/09/2015 Por: Ingrid Monteiro


2.513 visualizações


“Voltem no próximo ano, pois vocês nos deixam saudades”, declara o pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, durante a programação da Bênção do Chapéu e despedida do romeiro realizada ao meio dia desta terça-feira (15), dia da padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores.

Na ocasião, milhares de romeiros se emocionaram ao cantar os benditos do ano em despedida da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, que teve início no último dia 30 de agosto. Com chapéu de palha nas mãos e lágrimas nos olhos, os fiéis de vários Estados do Brasil se despediram com a fé no coração de um dia voltar a Juazeiro do Norte, “terra do Padre Cícero”.

Uma estimativa do número de fiéis que participaram da festividade foi citada pelo Padre Cícero José durante a solenidade. Este ano, o maior número de romeiros registrados foi do Estado de Alagoas, com 12.385. Em segundo lugar ficou Pernambuco, com 10.306, além da Paraíba, 1017; Ceará, 432; Piauí, 385; Rio Grande do Norte, 219; Bahia, 177; Sergipe, 103 e São Paulo e Maranhão, com 25 e 2 romeiros, respectivamente. Essa estimativa é realizada com o registro dos fretantes que se dirigem até a Sala de Informações ao Romeiro, na Basílica. Segundo Ir. Annette Dumoulin, coordenadora da Pastoral Diocesana de Romaria, a estimativa equivale a 10% do total dos visitantes que visitaram Juazeiro do Norte.

O momento da despedida do romeiro é sagrado para os fiéis da Mãe das Dores e do Padre Cícero. Para a devota Maria do Carmo, 63 anos de idade, moradora de Maceió-AL, este é um momento gratificante para todos os peregrinos. “É muita emoção participar deste momento de despedida, pois vamos para casa com muita alegria em nossos corações e com a ansiedade de voltarmos novamente”, declara ela que já contabiliza mais de 40 viagens a Juazeiro do Norte.

De acordo com o Padre Cícero José da Silva, é contagiante ver a manifestação de fé do povo romeiro que participa da programação. “Estamos nos aproximando do encerramento desta Festa 2015, e é bonito ver a cidade repleta de romeiros e devotos que acorrem a esta cidade na busca de, mais uma vez, fazer a experiência com Deus, através do exemplo e dos ensinamentos do Padre Cícero”, pontua.

O pároco da Basílica Santuário agradece ainda a todos que contribuíram para a realização da Festa. “Deus abençoe a todos nós, aos voluntários que trabalharam conosco e a todos os romeiros. Desça sobre todos nos as bênçãos de um Pai Todo Poderoso. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, finaliza.

Homenagens

 A secretaria de Turismo e Romarias, sob a coordenação de Marli Bezerra, homenageou os carros e veículos mais enfeitados durante a Procissão dos Carros, realizada no dia de ontem (14). Na categoria moto, a devota Maria Salete Soares; na categoria carro de passeio, José Wilson Alves; na categoria ônibus, Raniery da Silva e o devoto Cícero Raimundo da Silva, na categoria caminhão pau de arara. “Venho a Juazeiro há mais de 34 anos, mas esta foi a primeira vez que participei da Procissão dos Carros e me surpreendi com a premiação”, afirma José Wilson Alves.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.