Categoria: Basílica
15/09/2016 Por: Administrador
3.492 visualizações
Inspiradoras e emocionantes foram as palavras do bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico, durante a Missa Solene de Nossa Senhora das Dores, celebrada na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, data em que a Igreja reverencia a padroeira de Juazeiro do Norte (CE).
A Missa Solene teve início às 9h, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, e contou com a transmissão ao vivo pela Web TV Mãe das Dores. A celebração foi presidida pelo bispo Diocesano, dom Fernando Panico, e concelebrada pelo bispo coadjutor da Diocese de Crato (CE), dom Gilberto Pastana, e pelo arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz. A Santa Missa contou ainda com a presença de padres da Basílica Santuário e padres convidados, vindos dos Estados de Alagoas, Pernambuco, entre outros.
“Ao longo desses quinze dias, até chegarmos ao dia de hoje, foram muitas as meditações e reflexões sugeridas pela Palavra do Senhor no Santo Evangelho, na Bíblia Sagrada, para preparar os nossos corações para este momento tão sublime e solene de nossa romaria. Estamos no Ano da Misericórdia, creio que essa particularidade dá um tom especial a romaria de Nossa Senhora das Dores este ano”, com essas palavras, dom Fernando iniciou a sua homilia dirigindo-se aos milhares de fiéis, romeiros e população de Juazeiro do Norte, que participaram da celebração em louvor à padroeira.
O bispo Dom Fernando agradeceu a presença e acolheu os romeiros que vivenciaram esses dias de festividade, buscando a misericórdia do Pai no colo Virgem Mãe das Dores. “A Palavra de Deus hoje nos exorta através de Nossa Senhora das Dores. Alegrai-vos na medida em que sois participantes da paixão de Jesus Cristo. Queridos irmãos, por tudo isso, a compaixão de Maria é verdadeira. Ela carregou realmente sobre si o sofrimento do Filho de Deus e aceitou com Ele a vontade do Pai, em uma atitude de obediência que venceu o sofrimento”, declarou.
Ano Santo da Misericórdia
A partir da proclamação do Evangelho de Lucas (2,33-35), dom Fernando fez referência ao Ano Santo da Misericórdia, falando de Nossa Senhora como nossa Mãe Misericordiosa. “Amados romeiros e romeiras, viemos, mais uma vez, à Juazeiro de Padre Cícero buscando Jesus e Maria nesta Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. Aqui entramos pela Porta Santa, a Porta da Misericórdia, e ao entrar na igreja o nosso olhar cruzou com a imagem de Nossa Senhora das Dores, a Mãe de Misericórdia, que nos apresentou a seu filho Jesus, intercedeu por nós e nos favoreceu a graça deste encontro”, afirmou.
Por Daniele Castro/AMEX
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.