Um verdadeiro passeio pela história. Assim se apresenta a Exposição fotográfica do Centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a qual, no dia 20 de janeiro celebrará seus 100 anos de criação em Juazeiro do Norte. A exposição foi aberta à visitação neste sábado (03), às 21h, no Círculo Operário São José, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.
A antiga capelinha, tão bem cuidada pelo querido Padre Cícero Romão Batista, atualmente, Basílica Santuário, recebeu a exposição de cerca de 200 fotografias em preto e branco em sua homenagem, com acervo fotográfico dos historiadores e memorialistas, Daniel Walker e Renato Casimiro. O acervo conta a história da Paróquia, com seus segmentos, movimentos, pastorais, vigários e celebrações. As romarias em devoção a Nossa Senhora das Dores e ao Padre Cícero também são descritas na exposição, que permanecerá aberta ao público durante todo o ciclo de romaria, com encerramento marcado para o mês de fevereiro de 2017, após a Romaria de Nossa Senhora das Candeias.
Ano Centenário
De acordo com o pároco da Paróquia e Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, a programação integra a celebração do centenário da Paróquia, dentro das festividades em louvor à padroeira de Juazeiro. “Fazer memória da história paroquial permite perceber o quanto já se fez e o que ainda precisa ser feito nesta paróquia, trabalho este iniciado pelo nosso querido Padre Cícero Romão”, pontua o sacerdote.
Para o historiador Daniel Walker, celebrar o centenário da primeira paróquia de Juazeiro do Norte é também fazer memória da história de Juazeiro do Norte em seus 105 anos de emancipação política. “Preparamos uma programação que vai acertar os anseios da população de Juazeiro e a nação romeira”, declara.
Ingrid Monteiro
Comentários:
Inscreva-se em nossa Newsletter
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.