Fiéis celebram aniversário natalício de Monsenhor Murilo
Categoria: Basílica
31/10/2016 Por: Administrador
2.491 visualizações
O município de Juazeiro do Norte (CE) e toda a região Nordeste vivenciam um dia especial nesta segunda-feira, 31. A data marca o aniversário de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que, se vivo fosse, completaria 86 anos de idade. Desde o início da manhã de hoje, o túmulo do Monsenhor, localizado no interior da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, recebe visitações de romeiros que homenageiam o sacerdote, reconhecido por seu serviço em favor das romarias a Juazeiro.
Conhecido como o “Padre do Nordeste, em virtude do seu ministério sacerdotal na cidade de Juazeiro do Norte, Monsenhor Murilo nasceu no dia 31 de outubro de 1930, na cidade de Barbalha-CE, e faleceu em 4 de dezembro de 2005, em Juazeiro, completando 11 anos de saudade em 2016. Ao longo de quase meio século – 48 anos – o sacerdote esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, exercendo um importante trabalho de acolhida dos devotos do Padre Cícero Romão e da Mãe das Dores.
Com olhar repleto de saudade, a devota Maria José Lima dos Santos, de 86 anos de idade, moradora de Propriá (SE), fez questão de render sua homenagem ao Monsenhor Murilo. “Ele era muito mais que um padre para mim, era meu confessor, meu amigo e conselheiro. Éramos sempre bem acolhidos por ele. Quando soube que ele havia falecido, eu chorei como se tivesse perdendo alguém da família”, disse emocionada.
O testemunho de sacerdócio do Monsenhor Murilo deixou marcas não somente para os fiéis que peregrinam a Juazeiro, mas para muitos padres que continuam seguindo com o trabalho apostólico e evangelizador da Casa da Mãe das Dores. "Se hoje estamos aqui é graças ao trabalho pastoral e missionário do Monsenhor Murilo, que se dedicou por quase 50 anos à Casa da Mãe das Dores", declarou o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, padre Cícero José.
Como parte da programação alusiva à grande Romaria de Finados, os milhares de fiéis que escolheram a terra de Padre Cícero Romão Batista para celebrar o dia de finados participarão da Santa Missa em memória do aniversário do Monsenhor Murilo, às 19h, no pátio da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.
Esta é uma forma de reconhecer e agradecer ao “Padre do Nordeste” pelas obras e carinho frente à Casa da Mãe das Dores, que hoje representa um gesto concreto de grande relevância para a comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores, para a sociedade juazeirense, para as pessoas beneficiadas pelos serviços de acolhimento e apoio que oferece e, principalmente, para as romarias a Juazeiro do Norte.
Comentários: