Fiéis celebram o Dia dos fiéis defuntos no encerramento da Romaria de Finados

Fiéis celebram o Dia dos fiéis defuntos no encerramento da Romaria de Finados

Categoria: Basílica

02/11/2015 Por: Ingrid Monteiro


1.926 visualizações


Com lágrimas nos olhos e chapéu de palha nas mãos, os devotos do Padre Cícero e da Mãe das Dores se despediram de Juazeiro do Norte nesta segunda-feira (02), durante a tradicional Despedida do Romeiro, ao meio dia, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. No início da manhã, uma caminhada e a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu os milhares de romeiros que visitam a “Terra do Padre Cícero” para celebrarem a memória dos fiéis defuntos.

A procissão teve início às 5h30, saindo da Basílica Santuário com destino à Capela do Socorro. Em clima de oração, os fiéis conduziram a Cruz e um quadro com a imagem de Padre Cícero. Na Capela do Socorro, o Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, presidiu a Santa Missa Solene, fazendo memória aos irmãos e irmãs que se encontram junto a Deus.

Neste dia de Finados, muitos romeiros memorizam o testemunho de vida do Padre Cícero Romão Batista e de todos os fiéis que, hoje, se encontram na Casa do Pai. “A nossa vida na terra é o prelúdio para o céu. Aprendamos a encarar a morte como a abertura da porta para vivenciarmos a glória de Deus”, afirmou o Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico.

Estimativa

No total, estima-se que cerca de 400 mil pessoas tenham visitado a cidade de Juazeiro do Norte durante os dias de programação. Das romarias que foram registradas na Sala de Informação ao Romeiro, Pernambuco foi o estado com maior número de visitantes, com 6.539 romeiros. Em segundo lugar ficou Sergipe, com 3.109, além da Piauí, 1.479; Alagoas, 865; Paraíba, 506; Bahia, 474; Rio Grande do Norte, 439; Maranhão, 139; Ceará, 113 e Paraná, com 20 registros de romeiros.

Durante a Despedida do Romeiro, o pároco da Basílica Santuário, Padre Cícero José da Silva, reforçou a importância dos romeiros registrarem sua viagem a Juazeiro do Norte na Sala de Informações ao Romeiro, como forma da Pastoral Diocesana de Romaria desenvolver um trabalho cada vez mais intensificado em prol da acolhida aos fiéis devotos. O pároco agradeceu a todos que se fizeram presente durante toda a programação. “Esta Casa da Mãe das Dores não é a mesma sem vocês”, pontuou.

Sobre a problemática das multas aplicadas aos motoristas de Pau de Arara, que impediram muitos romeiros a chegarem a Juazeiro do Norte, o vigário paroquial da Basílica Santuário, Padre Aureliano Gondim, pontuou o reforço que os sacerdotes estão realizando na defesa das romarias. “Vamos incomodar quem impede os fiéis de chegarem até aqui com muita oração, com um ato de misericórdia, rezando por eles. Enquanto Comissão Diocesana de Romaria, temos a obrigação de continuarmos insistindo para manter a porta de Juazeiro aberta a fim de acolher todos os romeiros que nos visitam”, declara o sacerdote.

Este ano, a Despedida do Romeiro contou, pela primeira vez, com a presença do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. João Batista, que presenteou a Basílica Santuário com a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O pároco da Basílica Santuário, Padre Cícero José; os vigários paroquiais, Padre Paulo Pereira e Padre Aureliano Gondim; e o reitor do Santuário de São Francisco, Frei Barbosa, também se fizeram presente na programação.

Visita ao túmulo do Padre Cícero

Ao longo dos cinco dias da Romaria de Finados, milhares de fiéis tiveram como primeiro ponto de peregrinação o túmulo do Padre Cícero. “Há nove anos, venho celebrar o Dia de Finados em Juazeiro do Norte, fazendo memória aos meus entes queridos e ao Padre Cícero”, afirmou a devota Socorro Bezerra, da cidade de Manaíra-PB. A aposentada Teresinha Maria de Jesus, de 84 anos, se emocionou durante sua visita ao cemitério localizado em torno da Capela do Socorro. “Sinto muita saudade dos meus familiares que faleceram. Tenho a esperança de que eles estão no Reino de Deus”, finaliza.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.