Categoria: Basílica
30/10/2018 Por: Aline Salustiano
1.312 visualizações
Na noite de ontem, 30 de outubro, no patamar da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, aconteceu a Celebração Eucarística de abertura da Romaria de Finados, conhecida como a maior de Juazeiro do Norte. A Romaria, que reúne fiéis de todos os estados do Nordeste, se estende até o dia 02 de novembro.
A Celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Campo Maior – PI, Dom Francisco de Assis e concelebrada pelo pároco/ reitor da Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva, pelos vigários paroquiais, padre Antônio Romão e padre Paulo Borges, juntamente com padre Francisco Hanuszewicz e o padre Lucivaldo, ambos da Diocese de Aracaju.
Saudando os fiéis presentes, dom Francisco de Assis frisou que, assim como os romeiros que participavam da Celebração, ele também estava na “Terra do Padrinho”, para agradecer a Deus pela vida. “Hoje, com todos vocês, também sou peregrino, também sou romeiro nas terras do Juazeiro. Hoje, também vim agradecer a Deus pela vida que é uma romaria continuada. Todo dia um passo a mais na caminhada. Hoje, me alegro de estar com vocês na terra do Padre Cícero Romão Batista”, disse.
Em sua homília, o celebrante frisou que, assim como os romeiros, Jesus sempre esteve no caminho, em peregrinação. “Os Evangelhos deixam bem claro que Jesus também é peregrino. Principalmente os Evangelhos de São Lucas e São Marcos, que fazem questão de dizer que Jesus caminhava para Jerusalém”, colocou.
Com base no Evangelho da noite (Lc 13, 10-17), que narra a cura de uma mulher, dom Francisco de Assis, apresentou três pontos importantes da narrativa. “Primeiro sinal encontrado no Evangelho: Jesus viu uma mulher doente e a chamou para perto. Esse é um ponto maravilhoso. As vezes nos descuidamos e pensamos que Ele não está atento a nós. A Palavra de Deus deixa muito claro, Jesus nos acompanha com o seu olhar; Outro sinal: A mulher nada disse, nada pediu. Queridos irmãos, Jesus Cristo assume as minhas dores. Cada um de nós, de forma diferente, temos dores, e Jesus olha para cada um de nós, assim como curou aquela mulher, pois pela fé, Ele está perto de mim e de você. O Evangelho ainda nos coloca que devemos estar atentos a quem está perto de nós. Vamos pedir que Deus faça florescer em nossos corações, o dom que Jesus nos ensina de ver, sentir, chegar perto e oferecer ajuda”, enfatizou.
No final da celebração, padre Cícero José da Silva, acolheu um grupo de romeiros que saíram da Cidade de Ibimirim – PE, de bicicleta, até a cidade de Juazeiro do Norte para participarem da Romaria de Finados.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.