Fiéis percorrem ruas do território paroquial da Basílica para meditação da via-sacra

Fiéis percorrem ruas do território paroquial da Basílica para meditação da via-sacra

Categoria: Basílica

12/04/2025 Por: Nayane Moreira | Jornalista


Na Casa da Mãe das Dores, a última sexta-feira da Quaresma, este ano 11 de abril, foi marcada pela oração da via-sacra pelas ruas do território paroquial. Da Praça Cônego Climério, ponto de partida para a primeira estação, até a Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde foi concedida a bênção final, dez ruas foram percorridas e as 14 estações que narram o Mistério Pascal meditadas.

A comunidade sacerdotal da Basílica, representada pelo reitor, Padre Cícero José, e pelos vigários paroquiais, padres Edmo Galvão, Humberto Júnior e Paulo Borges, seguia a Cruz junto aos membros das pastorais, movimentos, grupos e setores; mas também dos paroquianos residentes nos arredores da Basílica e Capela do Socorro.

As paradas para as estações aconteceram em frente às residências de famílias que atuam no serviço comunitário da Casa da Mãe das Dores. Todas elas tiveram o cuidado de colocar mesas bem forradas nas calçadas, com velas e imagens sacras dispostas, especialmente o crucifixo e Nossa Senhora das Dores, ajudando os que passavam a contemplar o que rezavam.

No exercício piedoso da via dolorosa, os fiéis recordaram os sofrimentos de Cristo, mas finalizaram a meditação firmados na esperança de que a morte é plenamente vencida pelo Deus de Misericórdia que se fez Cordeiro imolado para transformar a Cruz em um instrumento de redenção.

Na chegada da via-crúcis a Basílica, o Padre Cícero José agradeceu aos presentes e aproveitou para exortar os paroquianos a participarem das celebrações da Semana Santa com o coração aberto à conversão. “Com piedade, nós meditamos o caminho de Jesus, que é também o nosso caminho; aproveitando, ainda, para rezar pelas famílias da nossa paróquia. Lembrem-se, a Semana Santa, cuja celebração está às vésperas, é um tempo forte de oração para assim nós ressuscitarmos com Cristo, deixando aquilo que na vida é excesso e não nos leva para o céu”, disse.

As celebrações da Semana Santa iniciam neste dia 13 de abril, com o Domingo de Ramos de Ramos e da Paixão do Senhor. Saiba como será a programação na Basílica de Nossa Senhora das Dores clicando neste link

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.