Fiéis se despedem de Juazeiro em Missa pelos 81 anos de vida eterna do Padre Cícero

Fiéis se despedem de Juazeiro em Missa pelos 81 anos de vida eterna do Padre Cícero

Categoria: Basílica

20/07/2015 Por: Administrador


2.576 visualizações


Logo após o amanhecer desta segunda-feira (20) uma multidão de fiéis se reuniu em uma verdadeira manifestação de fé e devoção ao Padre Cícero Romão Batista, o “Padrinho” dos romeiros, que há 81 anos fez sua passagem para a vida eterna. A Celebração Eucarística em sufrágio da alma do Padre Cícero foi presidida pelo Bispo da Diocese de Crato-CE, Dom Fernando Panico, às 6h, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local onde o sacerdote está sepultado.

A Missa pelo Padre Cícero contou com a concelebração dos sacerdotes Pe. Cícero José, Pe. Aureliano Gondim, Pe. Paulo, Pe. Cícero Gomes (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores), Pe. Luciano Pinheiro (Diocese de Crato-CE), Frei Nunes (PE), Pe. Isael (PE), Pe. Reinaldo (PI), Pe. Naldo (RN), Pe. Marcos (Mulungu-CE), Pe. Walmir (AL), Pe. Cícero Luciano (Diocese de Crato-CE), Pe. José Vicente (Vigário Geral da Diocese de Crato-CE), Pe. João Carlos, Pe. Agostinho, Pe. Pereira (Salesianos), Frei Barbosa e Frei Raimundo (Franciscanos). Na ocasião, estiveram presentes os diáconos Robson Paulo (Arquidiocese de Natal-RN), Paulo Evangelista, Antônio Romão e Francisco Martins (Diocese de Crato-CE).

Estima-se que mais de 40 mil romeiros passaram pela terra do "Padim Ciço", como é carinhosamente chamada pelos fiéis, durante a Romaria do Padre Cícero que teve início no último dia 17. Durante os quatro dias de programação, os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Paraíba e Ceará foram representados por caravanas de devotos, como também de outros estados do País.

Após a Celebração Eucarística os fiéis fizeram questão de visitar o túmulo do Padre Cícero, localizado no interior da Capela do Socorro, como forma de se despedir de Juazeiro e pedir a bênção do “Padrinho”, antes da viagem de retorno as suas cidades.

“Sou romeira do Padre Cícero há muitos anos e faço questão de vir sempre para esta romaria. Meus pais e avós vinham, todos os anos, a Juazeiro do Norte e eu tenho mantido esta tradição. Sinto uma forte emoção em estar aqui, sobretudo ao fazer as visitas ao Horto e à Basílica de Nossa Senhora”, declara, com lágrimas nos olhos, Maria da Silva, de Limoeiro de Anadia-AL.

Altar do Padre Cícero

Ao final da Celebração o vigário paroquial da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Aureliano Gondim, realizou o lançamento do projeto do altar externo que será construído ao lado da Capela do Socorro. A obra contemplará o espaço para a celebração da Missa pelo Padre Cícero, no dia 20 de cada mês, como também será destinado às demais celebrações.

Em sua fala, o Padre Aureliano ressaltou a importância da colaboração por parte dos devotos por meio da Campanha Romeiros da Mãe das Dores a fim de que a Basílica Santuário possa dar início à obra. O projeto foi idealizado pelo engenheiro, Paulo de Souza. Na parte inferior do altar serão construídas salas e banheiros para a acolhida aos padres celebrantes antes das missas. Mais informações: (88) 3572 3850. 

 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.