Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, celebra 105 anos de história

Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, celebra 105 anos de história

Categoria: Basílica

22/07/2016 Por: Administrador


11.843 visualizações


Juazeiro do Norte, a “cidade santa” do Ceará, comemora hoje (22) 105 anos de emancipação política. Inicialmente, Juazeiro do Norte era um distrito da cidade vizinha, Crato. Em 1872, Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, chegou e fixou residência no lugarejo, que, na época, acolhia poucas casas de tijolos e um capelão. Viveu o seu apostolado e praticou intensamente a evangelização.

Tempos depois, Padre Cícero foi um dos responsáveis pela emancipação política da cidade, alcançada em 22 de julho de 1911, tornando-se prefeito do recém-fundado município. Devido ao fenômeno da hóstia transformada em sangue, junto à beata Maria de Araújo, a figura do sacerdote ganhou intensa devoção do povo.

Hoje, graças à figura de Padre Cícero, Juazeiro é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular do Brasil, atraindo milhões de romeiros todos os anos com missas, novenas, romarias e peregrinações. Além da devoção ao Padre Cícero, o município recebe os fiéis que reverenciam Nossa Senhora das Dores.

Padre Cícero representa, portanto, um marco na construção da religiosidade, da cultura e da política de Juazeiro do Norte. São duas lindas histórias que caminham juntas.

Que Padre Cícero abençoe essa cidade que é de todos os brasileiros! Feliz aniversário, Juazeiro do Norte!

Por Daniele Castro/Amex

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.