Categoria: Basílica
01/09/2025 Por: Padre Cícero José da Silva
Com o coração tomado de alegria e esperança, queremos agradecer a todos que participaram e colaboraram com amor e dedicação nas primeiras atividades da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores 2025.
No sábado (30), a carreata levou pelas ruas a presença viva da fé que move o nosso povo. E no domingo (31), aos pés do Padre Cícero, na Colina do Horto, demos início à caminhada de abertura com a bandeira, a imagem peregrina e o cortejo cultural. Sair desse espaço sagrado, símbolo da fé nordestina, foi também um gesto de unidade e confiança no tempo de Deus, especialmente agora, quando a Igreja se alegra pela conclusão da fase diocesana do primeiro inquérito de beatificação do nosso padrinho, o Padre Cícero Romão Batista, que tanto propagou a devoção a Nossa Senhora.
Nosso sincero agradecimento à comunidade Salesiana, representada pelos padres, pré-noviços, assistentes salesianos, religiosas e colaboradores do Horto, que se dedicaram com zelo à preparação deste momento tão significativo.
Às famílias e moradores da Rua do Horto, nosso muito obrigado pela acolhida com fé e beleza: os altares nas portas, os gestos de carinho, as lágrimas de emoção, os aplausos sinceros... Tudo isso tocou profundamente os nossos corações. Vocês fizeram a diferença.
À Banda de Música Padre Cícero, que com seus acordes solenes e festivos, abrilhantou o cortejo e elevou nossa oração em forma de canção instrumental.
Aos brincantes dos grupos de tradição popular: bacamarteiros, banda de pífanos, reisado, que trouxeram vida, cor, alegria e identidade cultural à caminhada. Agradecemos ao Sesc Juazeiro, parceiro nesta bela articulação que uniu fé e cultura.
À Dona Maria e sua família, que com simplicidade e amor guardaram a imagem peregrina de Nossa Senhora, levando consigo a luz da esperança a cada lar vizinho.
À equipe do Demutran, que colaborou com a organização e segurança do trânsito.
A Genilson, Lucinha, Ricardo e família e aos jovens do Segue-Me, pela generosa missão de oferecer água aos brincantes com sorriso e cuidado.
Ao Arnaldo, que gentilmente cedeu o carro que conduziu a imagem de Nossa Senhora durante a carreata no sábado.
E a todo o povo de Deus, que com sua fé e participação transforma a Festa em verdadeira Romaria de amor e esperança. A caminhada está só começando. E, unidos, faremos ainda mais.
Sigamos com Nossa Senhora das Dores, confiantes e firmes, com o coração aberto à graça e à missão!
Com gratidão,
Padre Cícero José da Silva
reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores; em nome da Comunidade Sacerdotal
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.