Milhares de fiéis reverenciam a Mãe das Dores em procissão

Milhares de fiéis reverenciam a Mãe das Dores em procissão

Categoria: Basílica

16/09/2015 Por: Ingrid Monteiro


3.336 visualizações


Em uma verdadeira manifestação de fé e devoção, a imagem de Nossa Senhora das Dores foi conduzida, em procissão, por milhares de fiéis por ruas de Juazeiro do Norte na noite desta última terça-feira (15). Romeiros vindos de distintos Estados do Brasil e os devotos juazeirenses se emocionaram com o momento mais marcante da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores. 

Após a procissão, na Praça do Romeiro, localizada em frente à Basílica Santuário, os fiéis receberam a Bênção do Santíssimo Sacramento realizada pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, que esteve presente em toda a programação. Nas palavras do pastor diocesano, destacam-se o louvor a Deus e a Nossa Senhora por todas as graças derramadas sobre todos aqueles que manifestaram carinho a Virgem Mãe das Dores e ao querido Padre Cícero. “Romaria é caminhada de um povo que tem fé, esperanças, ideais e vontade de chegar. Este povo querido, honrando Nossa Senhora das Dores se reconhece como Igreja, povo de Deus. A romaria é a certeza de chegarmos juntos à vitória. Estou muito feliz e agradeço a todos as palavras de apoio recebidas no decorrer do caminho”, pontuou. 

Cerca de 80 mil devotos participaram da procissão de Nossa Senhora das Dores. A programação encerrou a festividade iniciada no último dia 30 de agosto. No total, estima-se que mais de 200 mil pessoas tenham visitado Juazeiro do Norte, por ocasião da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores. Romeiros que percorreram longas distâncias, através dos mais variados meios de transporte, a fim de externar sua devoção na “Terra do Padre Cícero”. 

Para o pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, o grande número de participantes no festejo comprovou que não há obstáculos que impeçam a manifestação da fé dos devotos. “Apesar da crise econômica que assola o país, nós podemos constatar que a participação dos fiéis na romaria foi muito expressiva. Estamos na luta pelo direito do romeiro escolher o meio de transporte que ele possa vir a Juazeiro, seja de pau- de- arara ou outros. Lembramos que o pau- de arara faz parte da identidade do romeiro. É o meio de transporte que às vezes é o único nas comunidades, por isso não estamos medindo esforços para incomodar as autoridades e, junto a elas, conseguirmos esta liberação”, assegurou.

Agradecimentos

O pároco da Basílica Santuário agradeceu ainda todos àqueles que contribuíram para a realização da festividade. “No altar do Senhor, colocamos os nomes de todos aqueles que contribuíram efetivamente para o bom êxito desta festa. Agradecemos a todos os romeiros que vieram dos mais diversos Estados do Brasil; as empresas, todos os funcionários, os voluntários e pessoas que, gentilmente, se dispuseram em colaborar com os preparativos e a realização do festejo em louvor à Virgem Maria”, afirmou Padre Cícero José. 

A procissão da padroeira contou ainda com a transmissão ao vivo pela Rádio Padre Cícero (FM 104,9), por meio da voz do Padre Aureliano Gondim, vigário paroquial. Ao final da programação, uma “chuva de fogos” encerrou a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores que, este ano, teve por tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é a porta da misericórdia”.  

 

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.