Missa do dia 20: imagem de Nossa Senhora da Penha é acolhida no Largo do Socorro durante visita ao Patriarca do Nordeste

Missa do dia 20: imagem de Nossa Senhora da Penha é acolhida no Largo do Socorro durante visita ao Patriarca do Nordeste

Categoria: Basílica

20/08/2023 Por: Nayane Moreira - Jornalista


Há exatamente um ano, o povo de Deus celebrava com alegria, durante a tradicional missa do dia 20, o anúncio da autorização para a causa de beatificação e canonização do Padre Cícero, fato histórico que ficará marcado para sempre na memória dos numerosos devotos. Por isso, nesta data de memória documentada para a Igreja diocesana de Crato, o Largo do Socorro, em Juazeiro do Norte- CE, acolheu como de costume os fiéis que rezam com fé e confiança em sufrágio da alma do “Padim” do Sertão.  

Quem foi à missa neste domingo precisou enfrentar o tempo nublado e a garoa fina e persistente que banhou a Capital da Fé, mas nada que se configurasse como obstáculo para a participação fervorosa. Antes de recordar o Mistério Pascal de Cristo, que se atualiza diariamente em cada Celebração Eucarística, os devotos contemplaram o encontro simbólico entre o Patriarca do Nordeste e Nossa Senhora da Penha, a Imperatriz Constante da Diocese Romeira e Missionária situada ao Sul do Ceará. 

A imagem trazida hoje a Juazeiro está na diocese de Crato desde o ano de 1745. Ela é a mesma que estava no altar-mor da então Matriz de Nossa Senhora da Penha quando o Padre Cícero celebrou pela primeira vez em território caririense no dia 8 de janeiro de 1871. O Padre Wesley Barros, Cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, explica a motivação da visita que acontece às vésperas do início das festividades em honra à padroeira da Igreja particular: “Trazendo essa imagem hoje, no dia 20, nós queremos proporcionar esse encontro e agradecer a Deus pelas preces e pela proteção de Maria Santíssima na vida do Padre Cícero e também agradecer a Deus que, por amor, nos deu Nossa Senhora que tanto nos inspira a viver a nossa fé.” 

A imagem de Nossa Senhora da Penha permanecerá no território da Paróquia Nossa Senhora das Dores até a noite desta segunda-feira ((21) Confira a programação aqui) quando será levada em carreata e entregue à Paróquia São Miguel, em Crato. 

 

“À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de ofir” (Sl 44(45))

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Cícero José, pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, e concelebrada por sacerdotes diocesanos e religiosos. A liturgia do dia recordava a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. 

“A Solenidade que celebramos hoje é a páscoa de Nossa Senhora. É quando ela termina a sua caminhada na terra e é elevada, de corpo e alma, à glória celestial. Por isso, confiemos em Deus poderoso e misericordioso revelado por Maria e que sua Assunção nos leve também para mais perto de Deus. O Padre Cícero Romão Batista, por exemplo, aprendeu muito com o exemplo de vida de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa. Esse aprendizado fez ele assumir o projeto do Reino de Deus, que é o projeto de vida plena para todos”, ensinou o Padre Cícero José. 

 

Mais operários para a messe

A celebração deste dia 20 também foi ocasião para as boas-vindas ao neo-diácono Thiago Brito e ao neo-sacerdote Edmo Galvão. Eles chegam para vivenciar as primícias do ministério e contribuir com o trabalho missionário realizado pela Fraternidade presbiteral da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. 

“Eu sempre vim aqui nas romarias enquanto seminarista e agora, como sacerdote, é uma alegria imensa. Nós só temos a somar e pedir que o Padre Cícero interceda por nós para que sejamos sacerdotes santos assim como ele foi”, falou com expectativa o Padre Edmo Galvão.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.